Brasil

IBGE vai contratar analistas para Censo 2020 com salário de R$ 4,2 mil; saiba os detalhes

Censo tem sido motivo de polêmicas por causa de cortes orçamentários
(Foto: Reprodução)

Vão até o próximo dia 23 as inscrições de candidatos para 400 vagas temporárias de analistas para trabalhar no Censo Demográfico 2020, informou nesta segunda-feira, 8, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que publicou o edital de seleção. As provas de seleção estão previstas para 1º de setembro e a divulgação do resultado, em 26 de setembro.

A jornada é de 8 horas por dia (40 horas por semana). Há vagas em todos os Estados e em diferentes áreas. A maior parte dos analistas trabalhará em “gestão e infraestrutura”, com 142 vagas. Os interessados em participar do concurso de seleção deverão pagar taxa de R$ 64,00. As inscrições poderão ser feitas no site www.institutoaocp.org.br.

Polêmicas

O Censo Demográfico tem sido motivo de polêmicas por causa de cortes orçamentários. A insatisfação de técnicos do IBGE com a forma como a atual diretoria vem conduzindo os cortes, desde que o ministro da Economia, Paulo Guedes, sugeriu uma redução no questionário da pesquisa, já levou pelo menos cinco profissionais a pedirem afastamento de seus cargos.

A redução no questionário causou polêmica porque pesquisadores argumentaram que a medida não implicaria redução de custos, mas apresentaria risco de perda de qualidade.