Hospitais terão que oferecer treinamento de primeiros socorros a pais de bebês

A Câmara de Vereadores de Cianorte aprovou na noite da última segunda-feira, 7, durante sessão ordinária, um projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade de hospitais e maternidades oferecer aos pais ou responsáveis de recém-nascidos – já durante o acompanhamento pré-natal – orientações e treinamento em noções de primeiros socorros voltados para situações de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita de recém-nascidos.

O projeto, de autoria do vereador José Aparecido da Silva, o Zezão (DEM), foi aprovado em primeiro turno pelo plenário da casa. Segundo o texto do projeto as orientações, assim como o treinamento, serão ministrados antes da alta do recém-nascido e poderão ser realizados de forma individual ou em turma, porém é facultativa a adesão ao treinamento pelos responsáveis que, em caso de rejeição, deverão assinar temo de sua intenção.

Caso seja aprovado em segundo turno e redação final e sancionado pelo prefeito Claudemir Bongiorno, o projeto entra em vigor na data de sua publicação e os hospitais terão 90 dias a fim de se adequar à lei.