Hortaliças sazonais podem pesar no bolso na hora da refeição

SAUDÁVEL – Nutricionista dá dicas de substituição de alimentos sem prejudicar a saúde


A busca por alimentação saudável é o objetivo de muitos que querem mudanças no organismo. É de conhecimento geral que verduras, legumes e frutas são essenciais no cardápio daqueles que se preocupam com a saúde, mas em determinadas épocas do ano o consumo de certas hortaliças podem pesar no bolso. Nesta época, por exemplo, o preço de vegetais como brócolis e couve-flor, vai lá no alto e para que àqueles que não abrem mão da dieta verde a nutricionista Andréa Kienen (CRN-PR 2103) dá algumas dicas.

Muitas hortaliças são sazonais e em algumas épocas do ano, pela dificuldade de produção, o preço sobe um pouco. Mas é possível a pessoa fazer algumas substituições na hora da refeição. Por exemplo, as verduras que apresentam coloração verde são mais ricas em ferro e podem também ser fonte de cálcio, então no caso do brócolis, pode ser trocado por folhas verdes, como a escarola, espinafre e o agrião, explica.

Andréia ressalta ainda que a tão popular alface pode ser fonte de fibras e quando ingerida em grande quantidade tem ação laxante e calmante. A do tipo americana é mais macia e ajuda na hidratação, conta, destacando que o repolho é fonte de potássio, fibras e algumas vitaminas do complexo B.

Na última semana a reportagem da Tribuna foi a uma frutaria da cidade e lá encontrou a dona de casa Ana Maria Rodrigues de Souza, 43 anos, que contou que na casa dela já houve mudanças. Lá somos em quatro, eu, meu marido e duas adolescentes que estão sempre preocupadas em não engordar, então a diversidade de saladas é indispensável. Geralmente eu faço essas compras na feira do produtor, mas nos últimos dias não tenho encontrado brócolis, couve-flor e cenoura lá, então vim na frutaria, mas o preço me fez mudar de ideia, garantiu, destacando que dessa vez vai levar couve, alface e repolho. Tem que ser criativa se não eles enjoam e vez ou outra vou ter que gastar um pouco mais e comprar outros tipos de legumes e verduras também, declarou a consumidora.

A nutricionista destaca que as trocas devem ser feitas de acordo com as cores da cada item. O tomate, por exemplo, pode ser substituído pela beterraba. Nesta época é comum encontrar o tomate por um preço um pouco mais caro. É uma fruta sensível, de vida útil pequena que estraga mais fácil com o sol e chuva, explicou. Outro ponto destacado pela profissional foi sobre o preparo das hortaliças. Quando os legumes e verduras são cozidos eles perdem parte da vitaminas hidrossolúveis, como as do complexo B e C, elas se perdem na água. O que eu recomendo é que o alimento seja bem lavado e consumido o mais natural possível, mas caso a pessoa prefira cozido a dica é ferver o mesmo com pouca água e utilizar essa mesma água na preparação de outros pratos, como o arroz e o feijão, completa.

Produção

Pedro Américo de Oliveira trabalha com o cultivo de hortaliças há 28 anos e segundo ele, esta época do ano é desfavorável para o plantio de verduras e legumes. A verdura leva em média de 40 a 50 dias para ficar boa para colher e com esse sol quente ela não desenvolve, demora mais tempo ainda, por isso o preço sobe, explica.

De acordo com o agricultor, para o cultivo não ser prejudicado é essencial a instalação de coberturas nas hortas. É um investimento que deve ser feito para garantir a produção. Mesmo com chuvas freqüentes, como tivemos no último mês a produção é prejudicada por causa do forte sol. Todo ano no verão é desse jeito, frisa.

Pedro, que é feirante, está com as hortaliças ainda pequenas e deve ficar sem vender os vegetais pelos próximos dias. A horta é grande, mas a produção está mais demorada. Agora é esperar, a partir de março deve melhorar, finalizou.