Horário de verão vai começar no mesmo dia do Enem

O Palácio do Planalto informou nesta terça-feira (15) que o início do horário de verão será mantido no dia 4 de novembro, cancelando um novo adiamento. Geralmente, o horário começa em outubro, mas foi adiado em virtude do segundo turno das eleições. No começo do mês, o governo federal chegou a anunciar um novo adiamento para o dia 18 de novembro por causa de um pedido feito pelo Ministério da Educação para não prejudicar os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas voltou atrás e decidiu manter a mudança no dia 4.

Com a confirmação, a recomendação é que os 5,5 milhões de estudantes que vão prestar as provas em todo o país entrem no ritmo do novo horário uma semana antes, dormindo uma hora mais cedo para não serem prejudicados na prova.

No primeiro dia do exame (4/11), serão aplicadas as provas de linguagem, ciências humanas e redação. A aplicação terá 5h30 de duração. No segundo dia (11/11), haverá provas de ciências da natureza e matemática. Os estudantes terão cinco horas para resolver as questões.

Em nota, o Ministério da Educação (MEC) informa que os estudantes que realizarão as provas do Enem deverão redobrar a atenção sobre o horário de verão, que será rigorosamente cumprido. O MEC diz ainda que reforçará a comunicação aos candidatos sobre o fechamento dos portões e início das provas, que seguem o horário oficial de Brasília.

Com o horário de verão, a abertura e o fechamento dos portões terão quatro horários locais diferentes pelo Brasil. No Paraná, os portões abrem às 12 e fecham às 13 horas. O estado tem 237.342 de inscritos, sendo 137.010 mulheres, que representam 57,7%; 42,3% são do sexo masculino somando 42,3%. A faixa etária mais representativa é a dos participantes que têm de 21 a 30 anos, 58.275 ou 24,6%. A maioria dos inscritos, 128.627, já concluiu o ensino médio. Outros 79.861 estão cursando a última série em 2018. Os chamados treineiros, participantes que fazem o Enem para autoavaliação, são 26.102 dos inscritos. E 2.752 não estão cursando e não concluíram o ensino médio. Em Cianorte, 2.724 pessoas se inscreveram.