Hoje é o Dia Mundial do Macarrão

Em 2012 os brasileiros consumiram mais de mil toneladas de massa, segundo a Abima

É o prato principal na mesa de muitos brasileiros aos domingos. Além de ser um dos ingredientes mais versáteis existentes na culinária, o macarrão é delicioso, prático e criativo. Combina com legumes, queijos, carnes e até frutas. É justamente por oferecer tantas vantagens que a massa é homenageada no dia 25 de outubro, o Dia Mundial do Macarrão.

O dia é comemorado desde 1995 a partir da realização do 1º Congresso Mundial de Pasta, em Roma. A data é lembrada em vários países, entre eles Estados Unidos, México, Turquia, Itália, Alemanha, Venezuela e Brasil.

O brasileiro, aliás, é o terceiro maior consumidor de macarrão do mundo, perdendo apenas para a Itália e Estados Unidos. No ano passado o Brasil consumiu mais de mil toneladas de massa, segundo a Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializado).

 

O vilão das dietas?

A ideia mais difundida é que o macarrão engorda por ser rico em carboidratos. Mas de acordo com a nutricionista Priscila Rosa, consultora da Isabela, marca de massas e biscoitos da região sul, não é a massa que engorda e sim a quantidade consumida e principalmente os acompanhamentos e molhos. No entanto, se consumido nas quantidades adequadas para cada tipo de metabolismo e com molhos magros, como ao sugo, de ervas ou com vegetais, o alimento resulta em mais energia para o dia a dia.

Outra boa notícia é para as mulheres que sofrem com a TPM (tensão pré-menstrual), já que o macarrão pode ajudar a liberar serotonina, substância química que age no cérebro gerando a sensação de bem-estar e tranqüilizando os ânimos. (Com informações do Bonde News)

 

Receita

Então já que o macarrão está liberado, a reportagem da Tribuna separou uma receita leve para a massa não pesar na consciência, e nem na balança, confira:

Espaguete integral com brócolis:


Ingredientes

500 gramas de macarrão integral tipo espaguete
4 colheres das de sopa de azeite
4 dentes de alho
½ maço de brócolis
1 colher das de chá de sal
1 xícara das de chá de castanha do apará
1 pacote de parmesão ralado

Modo de preparo

Ferva cinco litros de água em uma panela grande. Acrescente o espaguete, um fio de azeite e uma pitada de sal. Deixe cozinhar por cerca de dez minutos, até ficar macio e consistente. Retire a massa e reserve. 
Em outra panela, cozinhe o brócolis em um litro de água fervente. Retire, escorra e reserve. Em uma panela doure o alho picado em pedaços pequenos, e junte o brócolis cozido, refogando por aproximadamente dois minutos. Tempere com sal. A seguir, acrescente a massa e misture delicadamente. Pique as castanhas-do-pará e salpique-as, junto com o parmesão, por cima do espaguete. Sirva. Rende seis porções.