Cidades

Hackers invadem servidores da Câmara de Cianorte e ‘derrubam’ Portal da Transparência

O presidente da Câmara de Vereadores de Cianorte, Silvio Fernandes, o Silvio do Pátio (MDB), confirmou ontem no fim da tarde, 21, que os servidores da casa de leis foram invadidos por hackers, provavelmente no fim de semana. A ação dos piratas digitais consumiu com os arquivos e informações técnicas da Câmara e ainda deixou indisponível o acesso ao site do Legislativo.

Desde a segunda-feira, 20, pela manhã, que tenta acessar o site da Câmara de Cianorte e o seu Portal da Transparência não tem acesso às informações que deviam estar dispostas no sítio eletrônico. O prejuízo, explica Silvio Fernandes, só não foi maior, porque os servidores da casa, fizeram um backup de todas as informações digitalizadas e armazenadas nos servidores da câmara.

Fernandes explicou que já ontem, acompanhado do diretor de administração da Câmara, Oscar Salmazo Mazzarão, esteve na 21ª Subdivisão Policial de Cianorte (SDP), onde registrou boletim de ocorrência para se prevenir de eventuais crimes como por, exemplo extorsão. O presidente disse que os hackers teriam deixado uma mensagem em inglês sugerindo o pagamento para ter acesso às informações hackeadas dos servidores do Legislativo.

O presidente da casa não soube dizer se a Polícia Civil chegou a abrir inquérito policial para investigar o caso. Pelo adiantado da hora também não foi possível falar com os delegados da 21ª SDP e confirmar a abertura do inquérito.

Também ontem, a Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Cianorte confirmou que o Portal da Transparência continua fora do ar, mas que providências já estão sendo tomadas para resolver o problema. “Providências estão sendo tomadas para a rápida estabilização do sistema”, informou a assessoria.

“Mesmo investindo em segurança, houve a invasão. Ainda não sabemos as causas, porém estamos, desde que se confirmou a situação, buscando a solução do problema rapidamente, a fim de normalizar o acesso a todos”, explica. “Graças à competência dos servidores da Câmara, os quais fizeram um backup no dia 20 de dezembro, conseguiremos restaurar, praticamente, todas as informações no sistema”, explicou o presidente Silvio Fernandes. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Cianorte)