Governo desapropria área para o Aeroporto Regional do Oeste

A governadora Cida Borghetti assinou nesta quinta-feira, em Cascavel, o decreto de utilidade pública de desapropriação de área para construção do Aeroporto Regional do Oeste do Paraná.  A obra é uma antiga reivindicação dos prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste e da sociedade da região.

Definida pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), a área é um terreno de 148 hectares, entre os municípios de Cascavel e Tupãssi e vai permitir a construção de um aeroporto com uma pista de 2.500 metros.

A assinatura foi na prefeitura de Cascavel, durante evento com cerca de 200 lideranças de diversos setores e prefeitos da região. O ato de assinatura foi muito aplaudido. A governadora afirmou que para se ter um Paraná forte é necessário criar ações que possibilitem a descentralização da economia da capital para o Interior. 

Queremos um Paraná forte para seguir em frente e para isso temos que optar pela cultura do desenvolvimento regional, afirmou a governadora. Ela lembrou que a perspectiva é de que o novo aeroporto atenda mais de 1,2 milhão de habitantes das regiões de Cascavel, Toledo, Palotina, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Guaíra.

 investimento estimado para a desapropriação é de R$ 10,5 milhões. Os recursos já estão empenhados, depositados em conta específica, e serão repassados a Cascavel e Tupãssi através de convênios com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística.

Cida entregou o comprovante do depósito aos prefeitos. Este comprovante reafirma que o desenvolvimento que esta região produz merece o respeito do Governo do Estado. O aeroporto regional é uma realidade para o Oeste, afirmou

Segurança

O presidente da Amop e prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria comemorou a conquista. Hoje o discurso de fato se tornou realidade. O Governo traz a segurança para continuarmos investindo nessa região, que é exemplo para o Paraná, afirmou.

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, destacou a agilidade do Governo do Estado para a concretização do projeto. Em três meses foi resolvido um problema que se arrastava há 20 anos, disse. Além desta obra, comemoramos a maturidade da região e do governo que se uniu para trazer desenvolvimento ao Oeste. O Oeste produz e recolhe este investimento como um dos mais importantes da sua história, declarou. 

Estudos

A governadora explicou que depois de publicado o decreto serão feitos os estudos de viabilidade técnica, econômica e socioambiental, além da atualização do Plano Aeroviário Estadual do Paraná. 

A Itaipu Binacional fará a doação do projeto da futura obra. O Estado formará um grupo de trabalho que incluirá lideranças regionais e representantes do setor produtivo para acompanharem as futuras etapas da implantação do aeroporto.

Estimativa preliminar indica que deverá ser concluído num prazo entre cinco e dez anos.  Este momento está acontecendo porque a equipe de governo está unida em favor do Paraná, declarou o chefe da Casa Civil do Estado, Dilceu Sperafico. 

Novos investimentos

A expectativa é que a construção do aeroporto atraia novas indústrias e gere empregos, fomente o desenvolvimento regional, ao tornar a economia local mais competitiva no cenário nacional. Além disso, o aeroporto terá localização estratégica, perto dos principais centros urbanos do Mercosul, abrindo uma nova rota de voos nacionais e internacionais no Cone Sul.

Um estudo recente da Secretaria de Aviação Civil, aponta o aeroporto de Cascavel como um dos terminais regionais que mais cresce em número de aeronaves, confirmando o potencial do futuro aeroporto regional.

Presenças

Também participaram do evento os secretários estaduais Júlio Reis (Segurança Pública) e Edgar Bueno (Assuntos Estratégicos); os deputados federais Alfredo Kaeffer, Alex Canziani e Nelson Padovani; os deputados estaduais André Bueno, Adelino Ribeiro, José Carlos Schiavinato, Cláudio Palozzi e prefeitos da região.