Gifts fortalecem vínculo entre marcas e consumidores
Final de ano e há muito que os calendários deixaram de ser os únicos presentinhos oferecidos pelo comércio. O consumidor muda, a concorrência transforma o mercado e os tradicionais brindes oferecidos aos clientes, os gifts, ganham outra roupagem. O gift ideal depende da ação desenvolvida, podendo ser simples ou mais sofisticados, explica o publicitário Mike Madeira, da agência de publicidade e propaganda Clix.
Com eles, é possível gerar trocas e criar vínculos entre pessoas e marcas. McDonald’s e Giraffas são alguns dos muitos exemplos de empresas que não abrem mão desse recurso, para marcarem presença junto ao público. Segundo Madeira, o gifting também não se apoia apenas em objetos. Pode vir na forma de experiências e sensações, como viagens, jantares, encontros com personalidades, tudo de acordo com a história que a marca deseja contar e o objetivo do projeto.
O publicitário lembra que um brinde depende do contexto da ação, que pode transformar um gift simples, como um lápis, em um objeto desejado. Mas o objeto tem que contar a história da marca que o entrega. Um lápis sem história fica completamente perdido no contexto, explica o publicitário.