Educação

Geração Atitude promove formação cidadã a alunos de Cianorte e região

Programa tem como objetivo apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses da rede estadual de ensino
Alunos de sete colégio de Cianorte participaram de palestra do Geração Atitude no Fórum de Justiça de Cianorte (Foto: DIVULGAÇÃO/NRE )

Os alunos dos colégios José Guimarães, Itacelina Bittencourt, Felisberto Nunes Gonçalves, Santos Dumont, Duque de Caxias, Senador Moraes de Barros e Princesa Isabel, pertencentes ao Núcleo Regional da Educação de Cianorte participaram de palestras nas dependências do Fórum da Comarca de Cianorte, ligadas ao Programa Geração Atitude. As palestras foram apresentadas entre os dias 12 e 18 deste mês.

O Programa Geração Atitude é uma parceria do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e a Assembleia Legislativa do Paraná com apoio da Secretaria de Estado da Educação, Tribunal de Justiça do Paraná e Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, e tem como objetivo apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses da rede estadual de ensino, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil.

Foram convidadas diversas autoridades que conversaram com os alunos sobre temas ligados à cidadania e aos direitos do cidadão, entre elas: a juíza Marília Mitie Yoshida, titular da Vara de Família, Infância e Juventude de Cianorte, que conversou com os alunos a respeito da importância do Poder Judiciário; a defensora pública Fernanda Luckmann Sarrat, que ressaltou o papel da Defensoria Pública na vida do cidadão e o delegado da 21ª Subdivisão Policial de Cianorte, Gabriel Gomes Stecca que destacou a importância desse órgão de segurança pública.

Com o tema: “A mudança começa em você”, a promotora de Justiça Fabiana Pimenta Soares juntamente com a assistente social do Ministério Público do Paraná, Adriéli Volpato Craveiro, dialogaram com os estudantes sobre democracia, cidadania, direitos, deveres, eleições, política e voto consciente.

Durante suas reflexões a promotora destacou que “é papel de cada um de nós a mudança que queremos no país”. Enfatizou a importância da aproximação entre o Ministério Público e a escola, contribuindo assim na promoção da garantia de direitos e da dignidade do cidadão.

Por sua vez a assistente social Adriéli Craveiro enfatizou que é de extrema importância a discussão de temas como democracia, cidadania e luta por direitos na sociedade contemporânea. Além disso, afirmou que o MPPR é um órgão que atua diretamente na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, por isso mesmo a importância da ação.

PROGRAMA GERA OPORTUNIDADES

A ex-aluna do Colégio Itacelina Bittencourt, Ingrid Serafim Ribeiro, vencedora da edição do Programa em 2015, falou aos estudantes sobre a importância da participação cidadã dos alunos e sobre a sua experiência como vencedora da primeira edição do Projeto, ressaltando que “foi este Programa que lhe abriu diversas oportunidades, inclusive de trabalho”.

Solange Mezavilla Fontes, professora de sociologia do Colégio Itacelina Bittencourt destacou a iniciativa. “A realização da palestra (neste ano no Fórum) foi muito importante no que se refere ao trabalho desenvolvido em sala de aula, uma vez que esses conteúdos fazem parte do currículo da disciplina de Sociologia. É como reafirmar algo que já trabalhamos em sala. Para o aluno, além de ser gratificante devido ao conhecimento adquirido, ainda tem o fato de a juíza, a defensora, o delegado, a promotora e a assistente social terem disponibilizado um horário e dispensado uma atenção ainda maior, diferentemente dos demais anos que ocorreram o Programa Geração Atitude, onde a palestra acontecia nas dependências do próprio estabelecimento de ensino. Ao sair do ambiente escolar onde frequentam rotineiramente as aulas, despertou nos alunos a curiosidade, tornando o evento dinâmico na busca por conhecimento e informação de qualidade”.

A professora de Língua Portuguesa Meire Gouvêa da Escola Princesa Isabel disse que os alunos aprovaram a palestra. "Os alunos da Escola Estadual Princesa Izabel que participaram da palestra "Geração Atitude" ficaram extremamente felizes com o convite. Além de conhecerem os objetivos do projeto, puderam também entender algumas ações do Ministério Público e de seus pares. Foi um dia diferente, interessante e divertido", encerrou.

Além das diversas reflexões realizadas, os alunos tiveram a oportunidade de participar de um “Júri Simulado”, colocando em prática as discussões estabelecidas.