Fundador do grupo Positivo, Professor Oriovisto defende novo modelo de gestão do dinheiro público

O Fundador do Grupo Positivo, empresário aposentado e ex-professor de matemática, Oriovisto Guimarães, afirmou esta semana durante encontro com diretores da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná (ADI-PR), que decidiu entrar na política aos 75 anos, como pré-candidato ao Senado, por ‘não suportar mais ver o País do jeito que está’.

Afastado das empresas desde 2012, quando transferiu suas ações para os três filhos, ele admite ter dinheiro suficiente para viver até morrer sem precisar trabalhar mais, e por isso mesmo, considera ter liberdade e autonomia para colocar sua experiência à serviço do País, sem a preocupação com cargos ou benesses. Fui convidado a ser candidato muitas vezes e nunca quis porque eu era empresário, conta.

Oriovisto Guimarães se encontrou na segunda-feira, 2, em Curitiba, com o presidente da ADI-PR, Nery José Thomé e com o presidente da AD-Brasíl, diretor-proprietário da Tribuna de Cianorte, Jedaías Pereira Belga. Aos dois donos de jornal, o pré-candidato disse que em 2012, quando deixou a presidência do grupo – que começou como um cursinho pré-vestibular em 1972 e agora, além de ensino e informática, tem atuações nas áreas editorial e gráfica – as empresas juntas faturavam R$ 3,5 bilhões por ano e empregavam 10 mil funcionários.

Como pré-candidato, Oriovisto é um liberal que defende o Estado mínimo e um novo modelo de gestão do dinheiro público, mas reconhece a importância do poder público na educação, área da qual demonstra mais intimidade. O Prouni é maravilhoso, diz ao elogiar o programa de inclusão social em universidades privadas criado pelo ex-ministro Fernando Haddad (PT). Foi uma sacada muito inteligente do governo federal, admite.

Oriovisto nunca concorreu a um cargo público, mesmo tendo sido filiado ao PSDB, diz que sempre foi ligado à política, e revela que já fez doações a políticos como pessoa física. Viu no convite de seu amigo senador Alvaro Dias, também ex-tucano, e agora presidenciável do Podemos, uma oportunidade de contribuir mais diretamente.

Oriovisto Guimarães revelou ainda aos diretores da ADI que em breve fará uma visita a Cianorte e Campo Mourão. Ele pretende visitar empresários e lideranças das duas cidades para apresentar suas propostas para o Senado. (Com informações do Bem Paraná)