Cidades

Frio previsto para o fim de semana deve ser o mais intenso do ano na região de Cianorte

Com previsão de geada, sábado será o dia mais frio do ano na microrregião
Previsão do Simepar para este sábado é de geada na região de Cianorte. (Foto: Arquivo/Tribuna de Cianorte)

A temperatura caiu nesta sexta-feira, 5, e os cianortenses foram obrigados a tirar os casacos do armário. A mínima foi de 8°C e a máxima atingiu a casa dos 16°C. Aliás, é melhor se preparar, pois o fim de semana promete ser ainda mais gelado. Com o afastamento das chuvas e a massa de ar polar mais intensa, a previsão é de geada para a região de Cianorte neste sábado, 6. É o que aponta os dados do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Com previsão de 1°C ao amanhecer, o sábado tem tudo para ser o dia mais frio do ano, com a máxima chegando aos 14°C. No domingo, 07, o frio seguirá intenso, com mínima de 3°C e máxima de 17°C. Para a segunda-feira, 28, o frio diminui de intensidade, mas pode registrar uma temperatura mínima de 5°C.

Durante a semana as temperaturas deverão subir, mas o “friozinho” continua. O Simepar prevê mínima de 10°C e máxima de 23°C ao decorrer da próxima semana.

RECOMENDAÇÕES DO IAPAR

Devido à possibilidade de geada em boa parte do estado, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) informou que os produtores devem tomar medidas de proteção imediatamente.  

A recomendação para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas.  Os viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente. Nos dois casos, a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco imediato de geada.

Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados setembro, e depois retirada com as mãos. (Com informações do Iapar)