Fragilidade da estrutura da nova feira do produtor gera preocupação

A ventania que causou danos na estrutura provisória que está sendo montada na Avenida América para funcionamento da feira do produtor gerou preocupação na população, que repercutiu o caso ativamente nas mídias sociais. A rajada de vento que passou por Cianorte no final da tarde de quarta-feira, 13, durou apenas alguns minutos, mas foi suficiente para derrubar parcialmente duas das tendas que foram armadas no local.

Apesar do susto, ninguém se feriu, até porque o espaço estava vazio. No entanto, as consequências poderiam ter sido maiores se a feira já estivesse abrigando o centro de compras, com risco à integridade física dos feirantes e visitantes se o local já. E é justamente este fator que gerou alerta.

Isso já era previsto acontecer. Quando vi aquela estrutura toda já pensei na hora: ‘assim que vir uma chuva com vento, vai paro o chão’, e foi dito e feito. Deu pra ver que aquela estrutura não iria aguentar, disse a internauta Cida Santos em um comentário no Facebook.

Nem choveu e já caiu, imagina se desse uma ventania, diz um outro comentário, escrito pelo internauta Ariovaldo Silvio Piloto.

A empresa Tendas Lima, de Pinhais, responsável pela montagem da estrutura, enviou três funcionários para reparar os danos ocorridos por conta do temporal. Na tarde de quinta-feira, 14, os funcionários da empresa fixaram estacas para reforçar as bases das tendas e conferiram todos os parafusos da parte superior. Segundo a empresa, dificilmente o problema voltará ocorrer.

Em contato com a reportagem da TRIBUNA DE CIANORTE, a Prefeitura de Cianorte, através de sua assessoria de comunicação, afirmou que os serviços não haviam sido concluídos até o dia em que ocorreu o temporal.

A nota ainda diz que o pagamento da empresa Tendas Lima só será efetuado após a conclusão dos trabalhos.

A Prefeitura Municipal de Cianorte informa que o serviço da montagem das tendas não havia sido concluído na quarta-feira, dia 13, quando duas delas caíram com as chuvas e o vento. A empresa contratada por processo licitatório – Tendas Lima, de Pinhais – voltou ao local nesta quinta-feira. Só depois de todo o serviço concluído é que será realizado o pagamento, diz a nota.

Ainda de acordo com a prefeitura, um engenheiro da Secretaria de Desenvolvimento Urbano está elaborando o projeto técnico da feira do produtor para aprovação do Corpo de Bombeiros. O local só irá receber a feira quando tiver a sua segurança garantida.

A reportagem tentou contato com o presidente da Associação da Feira do Produtor Rural de Hortifrutigranjeiros de Cianorte (AFEPRUHCI), Marcos Scarmadi, que ele afirmou que não pode se manifestar antes da conclusão dos serviços. Ele ainda disse que a segurança das tendas não é de sua responsabilidade.

A mudança de local se faz necessária, pois a praça localizada na Avenida Goiás, onde a feira é realizada há vários anos, passará por uma revitalização.