Política

Fórum Eleitoral prepara urnas para o primeiro turno das eleições

Equipamentos já estão configurados para ler a biometria dos eleitores que fizeram o cadastro
["Prepara\u00e7\u00e3o das urnas eletr\u00f4nicas para o primeiro turno est\u00e1 na reta final ","",""] (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

A cinco dias do primeiro turno das eleições 2018, os funcionários do Fórum Eleitoral de Cianorte estão trabalhando a todo vapor. O processo de preparação das urnas começou na última sexta-feira (28 de setembro), com os equipamentos da Zona Eleitoral (ZE) 149, que corresponde aos municípios da região. As urnas eletrônicas que serão utilizadas somente na cidade de Cianorte, pertencente à Zona Eleitoral 88, começaram a ser preparadas na segunda-feira (2) e serão encaminhadas para os locais de votação assim que estiverem lacradas.

A preparação começa com a geração de mídias que contêm as informações digitais dos candidatos, partidos, coligações e eleitores. Esses dados precisam ser transmitidos dos sistemas oficiais para as mídias que serão inseridas nas urnas eletrônicas. Além disso, as urnas recebem carga, passam por testes de funcionamento, identificação e colocação de lacres de contingência. Depois de lacradas, ficam prontas para receber os dados da votação.

Na ZE 88, 195 urnas estarão disponíveis em 195 seções para 54.869 eleitores. Na ZE 149, são 77 urnas espalhadas em locais de votação dos cinco municípios – Indianópolis, Japurá, Jussara, São Manoel do Paraná e São Tomé. Ao todo, 21,9 mil eleitores estão aptos a participar do pleito na região. A maior quantidade se concentra em Japurá, 6.937, que também possui o maior número de seções, 23.

Em Cianorte, 780 mesários, 36 secretários de prédio, 18 auxiliares do juízo e 32 motoristas vão trabalhar durante o primeiro turno das eleições, no domingo (7). Nas cidades da ZE 149, serão aproximadamente 320 pessoas atuando.

ORIENTAÇÕES

A Chefe de Cartório da Zona Eleitoral 149, Andreia Tiyoko Teramatu, lembra que os eleitores terão que votar para muitos cargos, por isso é importante escolher os candidatos previamente e levar uma colinha com os números. Nessas eleições, os brasileiros vão escolher deputado estadual, deputado federal, dois senadores, governador e presidente. “Também orientamos que as pessoas não deixem para ir muito perto das 17 horas, quando termina a votação, para evitar filas.”

Para conferir local de votação, seção, zona e endereço, os eleitores podem acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – www.tse.jus.br. A opção está na página principal. Basta inserir o número do título de eleitor ou o nome completo, nome da mãe e data de nascimento.

Também é possível consultar candidaturas, programas de governo e prestações de contas periódicas dos candidatos.

TRANSPORTE

O transporte de trabalhadores da zona rural será de responsabilidade das prefeituras, com horários e rotas pré-definidas. Os veículos estarão caracterizados com o selo da Justiça Eleitoral e os eleitores precisarão apresentar documento com foto para embarcar.

Em Cianorte, os ônibus escolares do município farão 20 rotas. De manhã, a saída será às 8 horas e o retorno às 11 horas e à tarde os eleitores serão levados às 14 horas e retornam às 17 horas.

MUDANÇAS

Em duas cidades da região, houve alterações em locais de votação. O Cartório Eleitoral alerta os eleitores para que se atentem às mudanças. Nas eleições anteriores, Indianópolis tinha dois locais de votação. Agora, todos os eleitores votam em um único lugar, o Colégio Estadual Izolda Rizzato Liuti. Em São Tomé, os eleitores que votavam no Colégio Estadual Santos Dumont passam a votar na Escola Municipal 25 de Julho. A outra seção eleitoral permanece no Colégio Estadual Pedro Fecchio.