Fórum das Organizações da Sociedade Civil de Cianorte busca apoio e reconhecimento

Com mais de dois anos de atuação, o Fórum das Organizações da Sociedade Civil de Cianorte (OSCs), que reúne mais de 10 entidades assistenciais do município, está em busca de ajuda para divulgar os trabalhos realizados. Representantes das organizações se reuniram com alguns integrantes da imprensa local, na manhã de quinta-feira (21), para planejar estratégias de divulgação.

A população precisa conhecer o trabalho e as necessidades de cada uma das entidades para saber como ajudar, afirma o coordenador do fórum, Gabriel Estevo Faria. O grupo reúne organizações de diversos setores, voltadas à criança e ao adolescente, à inclusão social de portadores de deficiências, gestantes, idosos, pessoas em situação de rua e dependentes químicos e até animais de rua.

A coordenadora da Sociedade de Assistência Social Beneficente Educacional e Maternal de Cianorte (Sasbemc) e participante do fórum, Lilian Litwinczwk, explica que as organizações participantes têm características em comum. Todas as entidades são voltadas ao terceiro setor, ou seja, atendem pessoas que estão marginalizadas da sociedade de alguma forma ou vivem em situação de vulnerabilidade social. A maioria recebe uma ajuda de custo da prefeitura, mas nenhuma é mantida pelo poder público. Por isso, todas dependem de doações, promoções e eventos para arcar com todos os custos. Além disso, todas têm voluntários em suas diretorias e essas pessoas dedicam tempo e amor para ajudar ao próximo.

COMO AJUDAR

Segundo Faria, o dinheiro arrecadado com as doações de notas fiscais do Nota Paraná é uma ajuda valiosa que pode vir da população, por exemplo. Na Rainha da Paz compramos um carro com o dinheiro das notas fiscais. E essa contribuição pode ser utilizada para as mais diversas despesas e necessidades de cada local. Mas muita gente ainda não sabe como fazer para ajudar, explica.

Para doar as notas, o consumidor não informa o CPF no ato da compra e pode acessar o sistema do Nota Paraná e lançar o crédito à entidade desejada ou depositar as notas sem CPF nas urnas espalhadas pela cidade. 

PARTICIPAÇÃO

Atualmente, as entidades locais que integram o Fórum das OSCs são: Serviço de Obras Sociais (SOS), conhecido como Cemic São José; Associação Casa Betel; Sasbemc; Rainha da Paz; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – Escola João Paulo I; Associação do Deficiente Físico de Cianorte (Adfic); Associação de Proteção à Maternidade e a Infância (APMI) de Cianorte; Recanto dos Velhinhos; Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar); Associação Beneficente David Muller; ONG Cão Paixão e Amigos de Patas. Para saber mais sobre o grupo, como participar e como ajudar, os telefones de contato são: (44) 3629-4645 ou (44) 99861-0141 – Gabriel.