Meio Ambiente

Fiscalização ambiental é reforçada com novas embarcações no Paraná

 

Escritórios Regionais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de 13 regiões do Estado recebem nesta semana novas embarcações equipadas para atuar na fiscalização ambiental dos rios e mar territorial. Ao todo, serão entregues 14 embarcações para os Escritórios de Curitiba, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Paranavaí, Toledo, Umuarama, União da Vitória, Guaratuba e Morretes.

Os investimentos do governo estadual para reforçar o trabalho de fiscalização ambiental passam de R$ 351 mil. “São investimentos para dar melhores condições de trabalho aos nossos servidores. A fiscalização ordenada feita pelo IAP para coibir a pesca predatória e a caça é muito importante e exemplo outros estados brasileiros”, afirmou o diretor de Controle e Recursos Naturais, Mauro Scharnik.

Os barcos foram adquiridos como contrapartida do Governo do Estado para o programa de Modernização do Licenciamento, Outorga, Fiscalização e Monitoramento Ambiental no Paraná, em parceria com o Banco Mundial. As embarcações, assim como caminhonetes e outros equipamentos entregues ao instituto pelo governador Beto Richa, em março de 2013, são para garantir melhorias na infraestrutura do órgão, assim como do Instituto das Águas do Paraná e da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Há mais de 10 anos não eram feitos investimentos do Governo do Estado para apoio e modernização da fiscalização ambiental . “Encontramos o instituto sucateado quando assumimos a presidência. Sabemos que ainda são necessários muitos outros investimentos, como a contratação de recursos humanos, mas estamos trabalhando para isso e a entrega dessas embarcações é uma mostra disso”, explicou Luiz Tarcísio Mossato Pinto, presidente do IAP. Cada embarcação será entregue equipada com carreta, motor de polpa quatro tempos, cordas, âncora, remos e cinco coletes salva vidas.