Saúde

Feira de Saúde registra mais de 900 procedimentos em apenas um dia

Ação contou com o empenho de aproximadamente 100 profissionais, em mais de 20 serviços oferecidos, gratuitamente.
["Mais de 100 profissionais participaram da Feira de Sa\u00fade no s\u00e1bado, em Cianorte."] (Foto: ASSESSORIA PMC )

O cuidado com a saúde da população esteve em foco no último sábado (18), em Cianorte. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, montou uma grande estrutura e disponibilizou diversos serviços à comunidade. A 3ª Feira da Saúde aconteceu na Unidade Básica de Saúde José Maciel Bahia (Extensão). No evento, mais de 20 serviços foram oferecidos gratuitamente à população. Entre avaliações, exames e testes rápidos, foram mais de 900 procedimentos.

A ação contou com o trabalho e empenho de aproximadamente 100 profissionais do município, e realizou 79 avaliações odontológicas e prevenções ao câncer de boca; 98 coletas para o Papanicolau (preventivo ao câncer de útero); 72 exames clínicos de mamas e mamografias; 148 avaliações de glicemia capilar e pressão arterial; 47 testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C; 70 avaliações de saúde do homem; 73 triagens para detecção de câncer de pele; 108 avaliações de acuidade visual; 128 aplicações de vacinas; e 65 orientações sobre saúde mental. Além disso, houve orientações nutricionais; instruções sobre aleitamento materno; primeiros socorros; orientações sobre o uso de medicamentos, entre outros.

A secretária da pasta, Michelly Poliana Viguiato Pricinotto, destacou que a saúde da população é uma preocupação constante e que a Prefeitura está buscando todos os meios para oferecer serviços públicos de qualidade. “Não podemos descuidar da saúde, tanto o município no oferecimento dos serviços, quanto à população na adoção de medidas de prevenção”, ressaltou. “Atividades como essa, são de extrema importância para prestar serviços básicos de saúde para quem mais precisa, ou não tem acesso fácil aos mesmos”, concluiu.

“Nosso objetivo foi de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do cuidar de si. Ficamos felizes em notar a adesão dos cianortenses nessa iniciativa, organizada com tanto empenho, pelos nossos servidores e parceiros. Tenho certeza de que muitas dúvidas foram esclarecidas e inúmeras doenças podem ter sido evitadas com as ações desempenhadas”, comentou o prefeito Bongiorno.

Também participaram das atividades o vice-prefeito Beto Nabhan; os vereadores Silvio Fernandes, Márcia Pereira e Santina Buzo; o secretário municipal de Administração, Eliab Vieira Moreno; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Neres; coordenadores, chefes de divisão, diretores, e demais servidores. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Corpo de Bombeiros, Clínica de Olhos Paraná, Unidade Radiológica, Fundhospar, Unipar, e Instituto Mafra Imagem.