Variedades

Fariz Mitre Abou Nabhan é o novo cidadão honorário de Cianorte

Em 1956 chegava a Cianorte um jovem que ajudaria a construir a história do município, Fariz Mitre Abou Nabhan. De lá pra cá foram quase seis décadas lembradas na noite de segunda-feira (4) na Câmara dos Vereadores. Por isso, diante dos familiares e amigos, Fariz recebeu das mãos do vereador José Aparecido da Silva (PV), idealizador da homenagem, o título de Cidadão Honorário de Cianorte.

Fariz nasceu no Líbano em 15 de janeiro de 1935. Chegou ao Brasil ainda jovem, em 1954, e aqui construiu uma vida. “Nasci libanês, mas meu coração, pensamento, família e negócios são brasileiros, com muito orgulho”, destaca Fariz emocionado após ouvir o resumo de sua vida apresentada pelos quatro filhos: Alberto, Admir, Alonir e Alexandre.

Quase toda essa trajetória foi construída aqui, em Cianorte. Dois anos após se instalar no país, o trabalho como mascate o fez passar pela cidade. Mas a forte chuva o impediu de seguir viagem, além disso, toda a mercadoria foi vendida aqui mesmo. “Eu ia me instalar em Maringá, mas quando cheguei lá tinha uns 300 mascates vendendo de porta em porta. Aqui em Cianorte não tinha ninguém, então pensei: vou ficar aqui mesmo”, riu Fariz ao se lembrar da estratégia que deu certo.

Sobre a homenagem, ele se diz orgulhoso, assim como a esposa Tereza, Nabhan, também libanesa, que expressou o amor pela cidade. “É uma honra esse reconhecimento. É incrível, mas quando viajo para outro lugar não vejo a hora de voltar para Cianorte. Parece que sinto o cheiro da cidade quando estou chegando”.

Desde a primeira loja, “A Libanesa”, até os dias de hoje, Fariz se dedica ao trabalho no município. Aos 78 anos, ele abre diariamente a loja e encerra o dia de trabalho sendo o último a sair. Além dos quatro filhos e das quatro noras, Fariz e Tereza Nabhan têm oito netos.