Expresso da Leitura volta a rodar pelas escolas de Cianorte

A segunda-feira (8), foi marcante para os mais de 530 alunos da Escola Municipal Castro Alves, em Cianorte. Isto porque, eles foram os primeiros a conferir a nova identidade visual do Expresso da Leitura, ônibus articulado que funciona como uma biblioteca itinerante e disponibiliza centenas de obras literárias interativas e adequadas para suas faixas etárias.

O veículo, que é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, recebeu um novo envelopamento e mais 104 títulos em seu acervo. Nos próximos 15 dias, ele irá ‘rodar’ por todas as escolas municipais da cidade.

Fizemos essa repaginação para que o Expresso se torne cada vez mais divertido e interessante para as crianças, lembrando que a sua finalidade é incentivar e despertar o prazer pela leitura, explicou a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neusa Casassa, durante a primeira parada do veículo. Além das obras literárias, o articulado é equipado com ar condicionado, plataforma para cadeirante e mobiliário colorido e adaptado para as crianças. É divertido estar no ônibus. Utilizamos o lúdico para gerar o interesse das crianças, conclui.

É uma satisfação acompanhar mais esta iniciativa desenvolvida pela Secretaria, principalmente ao comprovar o fascínio dos alunos ao estarem em contato com os livros. Investir na remodelação de um veículo como este é promover a educação e incentivar a cultura, e isso é fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade, comentou o vice-prefeito, Beto Nabhan, que na ocasião representou o prefeito Claudemir Bongiorno. A vereadora Marcia Pereira; a diretora da Secretaria de Educação e Cultura, Zilda de Assis; a assessora educacional do Ensino Fundamental, Juliana Turetti; o chefe da Divisão de Transporte Escolar, Nivaldo Aparecido Ruiz; e as diretoras de Escolas Municipais também acompanharam a retomada das atividades.

Após este primeiro itinerário – de 15 dias – que abrange todas as escolas municipais, o veículo retorna à cada umas das instituições com mais tempo e expande sua atuação para os Centros Municipais de Educação Infantil. Além da leitura, em seu interior haverá contação de histórias, com Cláudia Fernandes Barros.