Cotidiano

Exposição com réplicas de trajes da Princesa Isabel termina na sexta

["Exposi\u00e7\u00e3o re\u00fane seis r\u00e9plicas de vestidos da Princesa Isabel "] (Foto: ASSESSORIA PMC)

Até sexta-feira (23), entrar no Paço Municipal Wilson Ferreira Varella será como viajar no tempo. Isto porque, o local recebe a exposição “Trajes da Princesa Isabel” que, elaborada por alunos do curso de Moda da Universidade Estadual e Maringá (UEM), do Campus Regional de Cianorte, reúne seis réplicas de vestidos da Alteza que viveu no século 19.

Os exemplares, dispostos no hall de entrada, revelam o modo de vestir de Isabel dos seus oito anos até os 42, quando efetuou a assinatura da Lei Áurea. “Ela era considerada um ícone feminino para época, influenciando, além de outros setores da sociedade, também a moda”, conta o professor de História da Moda, Ronaldo Vasques.

De acordo com a professora Maria Helena de Carvalho, que orientou os alunos na modelagem dos trajes, os traços marcantes detectados nos figurinos da princesa foram as anquinhas [armações que as mulheres usavam sobre as saias], os espartilhos e muito volume. “Essas foram as principais características da época, que sofreu influências europeias”, explica.

“Toda população pode visitar a exposição, que é gratuita, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Os exemplares acompanham fotos da princesa com o contexto histórico, personalidade do vestuário e os materiais utilizados, que facilita a compreensão”, convida a chefe da Divisão de Cultura, Silvana Camargo. O cenário da mostra conta com a ambientação produzida pelo decorador Robson Raimundo.