Cidades

Meteoro explode e assusta moradores de várias cidades

Barulho foi ouvido em diversas cidades da região e aconteceu por volta das 05h30
Câmeras de segurança registraram momento do clarão no céu em plena madrugada (Foto: Câmeras de segurança/Colaboração )

Um fato atípico intrigou os moradores de Cianorte e região. Por volta das 05h30 de ontem, 13, o céu ficou totalmente iluminado e, após alguns minutos, houve uma forte explosão, que foi ouvida por moradores de diversas cidades da região. De acordo com a Rede de Observação Brasileira de Meteoro (Bramon), o fenômeno foi provocado por um meteoro que entrou na atmosfera da Terra e explodiu. Partes dele podem ter caído na zona rural de cidades da região. A organização está analisando os dados para ter mais detalhes do ocorrido.

“A técnica da Bramon está tentando fazer a triangulação para identificar a projeção de massa, magnitude e se possível, verificar se houve alguma queda de meteorito pelo chão” afirma o responsável pela organização,  Renato Poltronieri, à reportagem da TRIBUNA DE CIANORTE.

A Bramon, que realiza monitoramentos com o objetivo de produzir e fornecer dados científicos à comunidade através da análise de suas capturas, possui estações em Maringá, Sarandi, Marialva e Londrina.

Muitos relatos circularam durante o dia todo de ontem pelas redes sociais. Alguns falam em “explosão” e outros afirmam até ter visto uma “bola de fogo”. Várias testemunhas ainda relataram que foi possível sentir um tremor em portas, janelas e móveis. No entanto, o Corpo de Bombeiros informou à reportagem que nenhuma solicitação foi feita à sua central.

Já o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) informou à reportagem ainda pela manhã que o ocorrido não tem ligação com algum evento meteorológico. Segundo o órgão, o que poderia ter ocorrido é uma descarga atmosférica, mas que também foi descartada pelo órgão.