Ex-prefeito recebe título de cidadão honorário em São Manoel do Paraná

HONRARIA – Norberto Quental foi homenageado em sessão solene realizada no início de julho na Câmara Municipal

São Manoel do Paraná

Da Redação

 

No último dia 07, foi realizada na Câmara Municipal de São Manoel do Paraná, a sessão solene que homenageou o ex-prefeito municipal, Norberto Martins Quental, com o título de cidadão honorário. Proposta pelo vereador Antonio Carlos Dinato, a honraria é – segundo o vereador – uma forma de agradecer Quental pelo importante trabalho realizado em prol do município.

Durante a sessão, os vereadores fizeram questão de relembrar a trajetória política do ex-prefeito, que somente a frente do poder administrativo municipal, soma um total de 12 anos, sendo que nesse período, administrou duas cidades.

Após receber o título, o ex-prefeito agradeceu a todos pela homenagem, lembrou momentos marcantes de sua carreira política e citou uma de suas frases preferidas, Deus me colocou neste lugar como herdeiro de um grande passado, portador de um grande presente e construtor de um grande futuro.

Ele foi amplamente aplaudido e parabenizado por todos os esforços e sacrifícios realizados em prol de São Manoel do Paraná.

 

TRAJETÓRIA

Nascido em Cambé – PR no ano de 1941, Norberto Martins Quental tem hoje 76 anos, dos quais 44 foram dedicados a lutar em prol de sua comunidade através da vida política. Casado com Cleide Rodrigues de Godoy Quental e pai de 4 filhos, e ainda muito jovem migrou para a cidade de São Tomé para trabalhar como bancário. Mudou-se para São Manoel em 1969 onde se tornou comerciante e deu início a vida pública.

Foi eleito pela primeira vez para um cargo público em 1972 pelo ARENA, e exerceu mandato de vereador pela cidade de Indianópolis na gestão 73/76. Ainda vereador, foi eleito vice-prefeito, e atuou gestão 77 a 82.

No ano de 1982 concorreu para prefeito, e foi eleito pelo extinto PDS, ficando no comando do executivo de Indianópolis de 82 a 88. Em 1989 assumiu a Secretaria municipal de Saúde, onde permaneceu por mais 4 anos até 1992, período em que trabalhou pela emancipação política do então distrito de São Manoel.

Durante sua batalha para tornar o distrito em cidade, liderou a realização do plebiscito – em 24 de março de 91 – que referendou a criação do Município. E em setembro do mesmo ano, recebeu um abaixo-assinado, que impulsionou sua candidatura a prefeito da recém-criada cidade.

Em 1992, concorrendo pelo PST, Quental foi eleito primeiro prefeito de São Manoel e marcou seu nome na história da cidade. Em 97 mais uma vez foi nomeado secretário de saúde. No ano 2000 foi eleito pela segunda vez o prefeito de São Manoel (agora) do Paraná, e em seguida reeleito para o cargo, exercendo mandatos de 2000 a 2008.

Em 2009 Quental volta para a Secretaria de Saúde do Município por dois anos e em 2012 concorre a sua última eleição.