Educação

Evento comemora dez anos de Tecidoteca Moda UEM

Projeto de extensão é referência na análise de tecidos para utilização no mercado
Estudantes do projeto também preparam uma linha do tempo com fotos da Tecidoteca para exposição. (Foto: Jaqueline Andriolli / Tribuna de Cianorte)

O evento de comemoração de aniversário de dez anos da Tecidoteca da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Campus Regional Cianorte inicia na quarta-feira (5). Serão quatro dias de workshops, palestras, mesas redondas e exposições para comemorar o aniversário do projeto de extensão. O evento termina no sábado (8) e será no Anfiteatro da UEM Campus Regional de Cianorte das 19h30 às 23h.

De acordo com o professor e coordenador da Tecidoteca, Ronaldo Salvador Vasques, a Tecidoteca é um projeto de extensão do departamento de Design e Moda do curso de Moda que trabalha com todo tipo de material têxtil e desenvolve novos tecidos. “Ela também serve de acervo de bandeiras têxteis, como se fosse uma biblioteca de tecidos que são analisados em diversos aspectos como procedência, cor, fabricante, composição e classificados em tecido, malha e não-tecido”, afirma.

O objetivo do projeto é orientar tanto a comunidade externa quanto os alunos sobre a verdadeira natureza dos materiais têxteis. “Alunos de Design, Moda, Arquitetura e outros cursos que utilizam materiais têxteis podem vir até a Tecidoteca, que é aberta ao público, para analisar os materiais que possam ser utilizados em seus projetos”, explica.

As inscrições para o evento de comemoração já foram encerradas. Segundo professor e coordenador da Tecidoteca, o evento registrou120 inscritos, entre estudantes, profissionais da área e comunidade externa. “Nós tivemos a capacidade máxima de inscritos para o evento, mas a comunidade também pode visitar a Tecidoteca após a programação do evento”, afirma o professor.

Durante três dias, a exposição de vestidos de noivas da “Idade Média ao Contemporâneo” ficará disponível para o público, além dos materiais têxteis desenvolvidos no projeto. As exposições ficarão no Anfiteatro da UEM Campus Regional de Cianorte das 19h30 às 23h na quarta, quinta e sexta-feira (7).

A Tecidoteca também possui diversas redes sociais como Facebook, Instagram, Pinterest e o Blog ‘Tecidoteca UEM’, que são atualizadas toda semana com conteúdos relacionado à moda. As informações e programação do evento estão disponíveis nas redes.