Saúde

Evento chama atenção para a importância da atividade física

Programação gratuita envolveu mais de 200 adultos e crianças na luta contra o sedentarismo
(Foto: ASCOM PMC)

Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer com o curso de Educação Física da Unipar chamou a atenção dos cianortenses no último sábado (11). Isto porque, para marcar a passagem do Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, fixado em 10 de março, a Praça Raposo Tavares foi transformada em um verdadeiro centro de atividades, atraindo mais de 200 pessoas para ações gratuitas de recreação, lazer e saúde.

Brinquedos infláveis, cama elástica, pintura de rostos, distribuição de doces e brincadeiras recreativas garantiram a diversão do público infantil. Já para os adultos, por meio do projeto AFIM (Atividades Físicas Monitoradas), houve aferição de pressão arterial, exame de glicemia, cálculo do IMC, entre outras avaliações e orientações.

“Em uma sociedade tão dependente de veículos, televisores, elevadores e outros recursos, as pessoas tendem, cada vez mais, a se tornarem sedentárias. Diante disso, este evento tem por objetivo chamar a atenção para a importância da atividade física para a saúde, lembrando adultos e crianças que ela não se faz apenas por meio de esportes e musculação, mas também em ações do cotidiano, como nas brincadeiras infantis que exigem movimentos, caminhadas, entre outros”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Valter Digiorgio.

“A prática de atividade física traz muitos benefícios à saúde, como o controle de peso e da pressão sanguínea; o fortalecimento de ossos, músculos e articulações; além de reduzir, consideravelmente, as chances de desenvolver uma série de doenças, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade”, alertou o coordenador do curso de Educação Física, Marco Suguimati. “Porém, antes de iniciar exercícios intensos, o sedentário deve procurar um profissional e saber o tipo de atividade que mais se adequa às suas necessidades”, salientou.