Esportes

Etapa de Cianorte do Circuito Vou de Bike será neste domingo

Entre ciclistas e familiares, o evento deve reunir mais de mil pessoas na Capital do Vestuário
O evento acontece todo mês em uma cidade do noroeste do Paraná. Em agosto, o Vou de Bike foi em Cruzeiro do Oeste (Foto: DIVULGAÇÃO FACEBOOK)

Mais de 600 ciclistas devem participar do circuito, que será realizado neste domingo (24), em Cianorte, com representantes de 50 cidades do Paraná e do Mato Grosso do Sul. As etapas acontecem mensalmente em diferentes municípios do noroeste do estado. Esta já é a 5ª edição do circuito em Cianorte, que foi pioneira na atividade. De acordo com os organizadores Ademir Honório da Silva e Rosimar Sandaniel Rodrigues, o evento não é uma competição. “Nosso objetivo é promover uma confraternização entre grupos de ciclistas de diferentes cidades e unir a atividade física, a amizade entre os participantes e a natureza”, explicou o organizador.

A atividade começa às 7 horas, com café da manhã; às 7h30 haverá um alongamento para os participantes e a largada será às 8 horas, em frente ao Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori. Os ciclistas poderão pedalar por estradas rurais em dois circuitos diferentes, um de 35 quilômetros (light) e outro de 50 quilômetros (hard), passando por belezas naturais e pontos turísticos, como o portal da cidade. A chegada também será no Centro de Eventos e o almoço será servido às 12 horas. O encerramento será às 15 horas com sorteio de brindes, incluindo uma bicicleta.

De acordo com os organizadores, os circuitos terão pontos de hidratação com água, frutas e doces a cada sete quilômetros. Cerca de 80 pessoas estarão trabalhando durante a pedalada. Quem ainda quiser participar poderá fazer a inscrição na hora. Não há limite de idade e o valor é de R$ 70.

A etapa de Cianorte foi organizada pelo grupo Ciclopasseio Coruja, que existe há cinco anos e hoje conta com 120 integrantes. O evento tem o apoio da Prefeitura de Cianorte, por meio das secretarias de Esporte e Lazer e de Saúde, que vai fornecer ambulâncias para atendimento. A Polícia Militar ajudará nos bloqueios do trânsito e na logística. O grupo local também agradece aos 38 patrocinadores que apoiaram e ajudaram na promoção do evento. Mais informações pelo facebook: VOU DE BIKE – Etapa Cianorte.

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

No último final de semana, em preparação ao evento, os integrantes do Ciclopasseio Coruja percorreram os trajetos da pedalada e fizeram uma ação de limpeza no entorno da cachoeira por onde os ciclistas devem passar. Segundo Ademir Honório da Silva, o volume de lixo recolhido no local impressionou os organizadores. “Retiramos praticamente um caminhão de lixo da cachoeira. A quantidade assusta e chama a atenção para o descaso com o meio ambiente”, afirma.