Educação

Estudantes de Cianorte participam da OBMEP nesta terça

As 32 escolas do Núcleo Regional de Cianorte estão inscritas para a primeira fase
(Foto: Divulgação IMPA)

Mais de 18 milhões de alunos de escolas públicas e privadas de todo o país participam da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), nesta terça (6). Na 13ª edição, mais de 53 mil instituições de ensino foram inscritas. Em Cianorte, todas as 32 escolas da região vão participar. A novidade deste ano é a participação dos colégios particulares. Em todo o país, 4.472 instituições se inscreveram. Em Cianorte, uma das escolas particulares do município também vai participar.

Nesta terça (6), serão aplicadas as provas da primeira fase, que contêm 20 questões de múltipla escolha. Os alunos terão duas horas e meia para realizar as provas, que são diferenciadas em três níveis de acordo com o grau de escolaridade. Cada escola inscrita na OBMEP 2017 vai aplicar e corrigir as provas, seguindo as instruções e os gabaritos elaborados pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada). Os alunos classificados nessa etapa farão a segunda fase no dia 16 de setembro.

De acordo com a técnica pedagógica de matemática do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cianorte, Érika Rizzato, as provas trazem uma visão diferente do que é passado na disciplina. “O objetivo do IMPA é estimular o estudo da matemática e despertar novos talentos na área”, explica Érika.

A técnica pedagógica também destaca que as escolas do NRE de Cianorte sempre conquistam bons resultados e medalhas na Olimpíada. A OBMEP integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática Gomes de Sousa 2017-2018, que prevê diversos eventos da matemática em todo o Brasil. (Com informações da Assessoria de Comunicação do IMPA)