Estudantes de Cianorte e região recebem medalhas da Olimpíada de Matemática

Na tarde desta sexta-feira (11), estudantes, professores e diretores das instituições de ensino pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cianorte participaram da cerimônia de premiação da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2016. A competição envolve estudantes de todo o país a partir do sexto ano. No ano passado, a região oeste do Paraná foi destaque na OBMEP e conquistou 155 medalhas, entre ouro, prata e bronze.

O NRE de Cianorte conquistou dois troféus, duas medalhas de bronze e cinco medalhas de prata, que foram entregues na cerimônia. A chefe do Núcleo, Yolanda Cristina Rodrigues Oliveira, disse que a alegria dos alunos é compartilhada entre pais, professores e diretores. Muitas vezes nós esquecemos os nomes dos nossos professores, o tempo faz com que a gente se esqueça. Mas o que foi aprendido, o que foi sentido, a gente não esquece. A emoção da medalha fica marcada no coração de cada um, porque tem o gosto do esforço e do incentivo, destacou.

A coordenadora regional da OBMEP, Fabiana Magda Garcia Papani, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), incentivou os premiados a continuarem estudando e a se dedicarem cada vez mais, buscando iniciações científicas nas escolas e universidades.

Também estiveram presentes no evento a técnica de Matemática do NRE de Cianorte, Érika Rizzato e familiares dos estudantes premiados.

PREMIADOS

Receberam troféus os colégios estaduais Iglea Grollmann, de Cianorte e Rui Barbosa, de Japurá. As medalhas de bronze foram entregues aos estudantes Enzo Galego Todao, do Colégio Iglea e Carlos Yordan Almeida Rodrigues, do Colégio Rui Barbosa. As medalhas de prata foram entregues aos estudantes Susan Yukari Matubara, do Colégio Iglea; Andrei Cazetta de Oliveira e Isadora Retrovato Vidal Gomes, ambos da Escola Estadual Felisberto Nunes Gonçalves, de Indianópolis; Lucas Gabriel Scaliante Braz, da Escola Estadual Emílio de Menezes, de Japurá e Camila Vieira Arasaki, do Colégio Estadual Morais de Barros, de Jussara.

Alguns estudantes já colecionam medalhas, como é o caso de Susan, que ganhou a premiação pela quarta vez. Este ano, a estudante tem ainda mais motivos para comemorar, pois foi aprovada em primeiro lugar no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e já está na graduação. Os premiados também receberam brindes cedidos pela Unioeste como um incentivo aos estudos.