Educação

Estudantes da rede estadual de ensino voltam às aulas nesta quinta em Cianorte

["Professores e funcion\u00e1rios da rede estadual de ensino participaram da Semana Pedag\u00f3gica nesta segunda e ter\u00e7a-feira ","",""] (Foto: Hedeson Alves/SEED)

Mais de 14 mil alunos que frequentam as 33 unidades da rede pública estadual do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cianorte retomam a rotina de estudos nesta semana. Em todo o estado, os estudantes retornam às escolas nesta quarta-feira (26). Em Cianorte, Cidade Gaúcha, Tuneiras do Oeste e São Tomé as aulas serão retomadas na quinta-feira (27), em razão do feriado municipal em comemoração ao aniversário dessas cidades. O recesso de julho foi iniciado no dia 17 e termina após a Semana Pedagógica para professores e funcionários, realizada nesta segunda e terça-feira.

A secretária de Estado da Educação, Ana Seres, explica que “as reuniões da Semana Pedagógica em todas as unidades da rede são muito importantes para debates, planejamento e implementação de ações do semestre letivo. Nossos mais de 100 mil professores e funcionários participam das conversas sempre no início de cada semestre letivo”.

Para este segundo semestre de 2017 os debates tiveram como foco a gestão escolar, conselho de classe, abandono escolar e mediação de conflitos, além de relações interpessoais no ambiente escolar, merenda e necessidades alimentares especiais.

Durante o recesso as escolas se prepararam para o retorno dos alunos, com pequenos reparos e recebimento de merenda. As aulas do segundo semestre seguem até 20 de dezembro, quando será encerrado o ano letivo de 2017.

A secretária lembra ainda que no segundo semestre serão chamados cerca de trezentos professores remanescentes do concurso de 2013 para reforçar o Quadro Próprio do Magistério. Atualmente, a rede pública estadual tem mais de cem mil profissionais, entre concursados e temporários. (Com informações da Agência Estadual)