Educação

Estão abertas as inscrições para o exame nacional de certificação de jovens e adultos

As provas serão aplicadas no dia 22 de outubro e são voltadas a pessoas que não concluíram os estudos
["As inscri\u00e7\u00f5es para o Encceja devem ser feitas pela internet, no portal do Inep",""] (Foto: SITE INEP)

Começaram nesta segunda-feira (7) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja). As provas são para pessoas que não concluíram seus estudos e agora desejam obter certificação no Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 18 de agosto, e as provas serão aplicadas no dia 22 de outubro. Os interessados podem se inscrever pelo site do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (MEC), responsável pelo exame.

Até o ano passado, o Encceja era voltado apenas para certificação de conclusão do Ensino Fundamental, sendo que a certificação de Ensino Médio era garantida pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com as mudanças no Enem, o Encceja passa a atender também o Ensino Médio, a partir deste ano.

Os certificados serão emitidos pela Secretaria de Estado da Educação e pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). “Trata-se de mais uma oportunidade para a pessoa que, por qualquer motivo, não conseguiu concluir seus estudos no tempo certo. Com a certificação pelo Encceja ele pode dar continuidade a sua vida acadêmica e melhorar sua posição no mundo do trabalho”, afirma o chefe do Departamento de Educação Básica, Cassiano Roberto Nascimento Ogliari.

INSCRIÇÕES E PROVAS

Para se inscrever, é necessário fornecer o número do CPF e da identidade, um endereço de e-mail e número de celular para receber informações do Inep. Para o Ensino Fundamental é necessário ter 15 anos completos ou mais na data de realização das provas, enquanto o Ensino Médio exige 18 anos completos ou mais.

As provas serão aplicadas em 22 de outubro, domingo, nos períodos da manhã e da tarde. Cada uma terá 30 perguntas de múltipla escolha, além de uma redação. O candidato aprovado em todas as disciplinas recebe a certificação, mas também é possível receber declaração de proficiência somente nas disciplinas em que for aprovado.

Cianorte está entre os 49 municípios paranaenses em que as provas serão aplicadas. De acordo com o Núcleo Regional de Educação (NRE), o MEC ainda não encaminhou as orientações de aplicação das provas. Os locais em que haverá provas e outras detalhes do exame devem ser divulgados nas próximas semanas.

Na região, o Encceja também será aplicado em Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama.

Paraná possui versão próprio de certificação – os Exames da EJA Online

Além do exame nacional, os paranaenses podem obter certificação com os Exames do EJA Online. A prova paranaense é dividida em quatro etapas e realizada entre agosto e novembro em quase 300 escolas da rede estadual de ensino. Em Cianorte, as provas serão realizadas no Ceebja Saada Mitre Abou Nabhan.

Além do Ceebja de Cianorte, duas outras escolas atendem à demanda de educação EJA na região do NRE local: o Ceebja 11 de Abril de Tapejara e o Ceebja Vinicius de Moraes de Terra Boa.

As inscrições para a primeira etapa terminaram esta semana, e as provas serão realizadas nesta quarta-feira (9), com os conteúdos de Língua Portuguesa e Redação, Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Matemática, Ciências, Educação Física e Arte. As outras etapas estão marcadas para 27 de setembro, 25 de outubro e 8 de novembro.

Os dois exames podem ser aproveitados para certificação. “O aluno pode aproveitar seus resultados nos Exames da EJA Online com outras oportunidades, como o Encceja, o Enem até o ano passado, ou a Educação de Jovens e Adultos regular”, explica a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Marcia Leonora Dudeque. Mais informações na página www.educacao.pr.gov.br/eja.