Estão abertas as inscrições para o concurso de fotografias do Parque Cinturão Verde

Com o tema Natureza, Meio Ambiente e Parque Cinturão Verde, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), da Prefeitura de Cianorte, lança mais um concurso de fotografias ligado à Mostra Científica do Parque Cinturão Verde que, realizada a cada dois anos, chega à sua 7ª edição em 2018. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 14 de setembro, em quatro categorias: uma para os fotógrafos profissionais e três para os amadores, divididas de acordo com a idade, sendo a primeira de cinco a 12 anos; a segunda de 13 a 18; e a terceira para os acima dos 18 anos.

Cada pessoa pode se inscrever com até duas imagens na mesma categoria, obrigatoriamente feitas em Cianorte. A proposta do concurso é estimular a comunidade a documentar, por meio de fotografias, os cenários naturais e seus protagonistas, evidenciando as percepções e belezas do cotidiano cianortense, como uma maneira de despertar o interesse, o conhecimento e iniciativas de preservação do meio ambiente.

As imagens podem ser de paisagens, de atividades do dia a dia, da fauna, da flora, entre tantas outras possibilidades, e registradas com qualquer tipo de câmera fotográfica, digital ou analógica, até mesmo com a do celular. O que importa é a criatividade do autor e a capacidade da fotografia de inspirar as pessoas a cuidar do meio ambiente, destaca a chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semma e membro da organização da Mostra, Cristiane Marchini Roco.  

Para participar, o autor deve providenciar a entrega da ficha de inscrição devidamente preenchida, juntamente com as fotos, impressas em tamanho 20 x 30 cm, em posição retrato ou paisagem, com ou sem margem, em preto e branco ou colorido, papel fosco ou brilhante; em um único envelope, na sede da Semma, localizada na Avenida Piauí, nº 2.099, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

 

As fotografias passarão por uma comissão julgadora e as três primeiras colocadas, no geral, serão premiadas com: uma viagem para Foz do Iguaçu (1º lugar), uma bicicleta (2º lugar) e um kit ambiental (3º lugar). O resultado será divulgado durante a Mostra Científica do Parque Cinturão Verde, realizada entre os dias 18 e 21 de setembro, nas dependências do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP).

O regulamento completo, que contém a ficha de inscrição, está disponível na página da Semma no site do Município (http://www.cianorte.pr.gov.br/pagina/meio-ambiente) e pode ser acessado diretamente pelo link .