Equipe de robótica do Sesi em Cianorte é a segunda melhor do Paraná

Depois de vencer a primeira etapa do torneio First Lego League (FLL), em outubro, a equipe 7th Connection do Colégio Sesi de Cianorte voltou da etapa regional com o segundo lugar. A competição, realizada nos dias 29 e 30 de novembro, reuniu 31 equipes de todo o Paraná que precisaram apresentar um projeto de pesquisa e um robô que possa solucionar eventuais problemas que ocorrem em viagens espaciais.

A equipe local, composta por 11 integrantes e dois técnicos, foi a segunda melhor do estado e garantiu a classificação para a etapa nacional pela sexta temporada consecutiva. O primeiro lugar ficou com Umuarama, o terceiro e o quarto com grupos de Curitiba e o quinto com Rio Negro. As cinco equipes vão para o Rio de Janeiro, em março de 2019, disputar uma vaga para a etapa internacional do torneio de robótica.

Segundo o técnico da 7th Connection, Rogério de Oliveira Pereira, o desempenho da equipe na etapa regional foi muito elogiado, principalmente por manter o nível das temporadas anteriores. Nosso objetivo era ficar entre os três primeiros e conseguir a classificação para começar o trabalho duro visando a etapa nacional. O próximo desafio para os alunos é que nosso projeto seja um dos 10 melhores do país, afirmou.

A ideia dos estudantes foi desenvolver uma pasta dental comestível, que não gera resíduos e ajuda na absorção de cálcio pelo organismo. O produto é voltado para astronautas, que geralmente têm a saúde bucal afetada durante viagens espaciais. Para a etapa nacional, o grupo quer aperfeiçoar o robô e as estratégias da competição e aprimorar a apresentação do projeto. No ano passado, a equipe que representou Cianorte ficou entre as 30 melhores do país.

A 7th Connection é formada pelos alunos Yasmin Gomes; Isadora Vieira; José Hércules Dantas; Joshua Zamberlam; Filipe Ramos; Eutierys Honório; João Vitor Makdesi; Gustavo Santos; Mariane Ragozoni; Ana Caroline Gonçalves; Ketilin Oliveira; e os técnicos Rogério de Oliveira Pereira e Wesley Alanis.