Educação

Equipe de Robótica de Cianorte fica entre as 30 melhores do país

A equipe 7 Connection comemora os resultados obtidos na temporada 2017 / 2018 (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

A equipe 7 Connection, do Colégio Sesi de Cianorte, participou da etapa nacional do Torneio de Robótica - First Lego League (FLL), no último final de semana, em Curitiba, e trouxe para casa mais do que boas experiências e aprendizado. O grupo ficou entre os 30 melhores do país na avaliação do robô e foi o único do Paraná a entrar na nota de corte no desempenho do protótipo.

O evento reuniu 83 equipes de todo o país, que foram avaliadas nos quesitos projeto de pesquisa, design, tecnologia do robô e core values, que são valores do trabalho em grupo. Os participantes do torneio também tiveram oficinas de montagem Lego, palestras e sessão de autógrafos com personalidades, como o astronauta brasileiro Marcos Pontes.

O professor Rogério de Oliveira Pereira, técnico da equipe, considera que o nervosismo atrapalhou um pouco. “Eles foram os primeiros a se apresentarem e foram avaliados em todos os quesitos já no primeiro dia, então acabaram ficando muito preocupados e não chegaram entre os 10 classificados, que era nosso objetivo, mas o aprendizado foi gigantesco. O contato com outras equipes nos incentiva a aprender com os erros e aprimorar nossa robótica cada vez mais”, afirma.

Apenas 10 equipes foram classificadas para a etapa internacional. Mas, para os alunos, a participação no evento e o aprendizado adquirido foram mais importantes. “Nós aproveitamos ao máximo a oportunidade de estarmos lá, foi uma experiência única e que vamos levar para o resto da vida”, disse Gabrielli Trevisoli, integrante da 7 Connection.

Para o estudante Gustavo Bornioti, a troca de experiências vai ajudar o grupo a evoluir. “O contato com as outras equipes também nos deu muitas ideias, que serão colocadas em prática para o próximo ano.”

Agora os técnicos já começam a pensar na próxima temporada, que se inicia em agosto. Como alguns membros da equipe atingem a idade limite de 16 anos, o grupo precisa ser renovado e se preparar a tempo do próximo desafio do torneio.

CONQUISTAS

Apesar de não terem conseguido a classificação para a etapa internacional, os cianortenses ficaram em primeiro lugar na etapa estadual e conquistaram marcas inéditas, levando o nome da cidade a todo o país.

Fazem parte da 7 Connection os alunos: Ana Júlia José, Alessandro Lopes Resende, Gustavo Bornioti, Gabriel Vicente, Gabriel Lucas Campos, Gabrielli Trevisoli, Ketilin Bruna Oliveira e Maria Clara Ramos Frez e coordenado pelos professores Rogério de Oliveira Pereira e Wesley Alanis, do Colégio Sesi de Cianorte.

TORNEIO

O FLL é um programa internacional de exploração científica, que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. A cada ano o torneio estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos.

Criado em 1998 pela FIRST - uma organização não governamental - em parceria com o Grupo LEGO, a competição propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia LEGO Mindstorms.

Nesta temporada, o tema foi “Hidrodinâmica”, que visava o estudo do uso humano da água, seus problemas e soluções.  Assim, além de prepararem um robô para as provas de robótica, as equipes também buscaram soluções inovadoras para melhorar a extração, aproveitamento e reuso da água pelos seres humanos.