Educação

Equipe de Cianorte conquista bronze na Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país participam do desafio
["Equipes de rob\u00f3tica do Col\u00e9gio Sesi das duas modalidades com o t\u00e9cnico Rog\u00e9rio de Oliveira Pereira e o rob\u00f4 campe\u00e3o","",""] (Foto: DIVULGAÇÃO SESI)

Três estudantes do Colégio Sesi de Cianorte ficaram em terceiro lugar na etapa regional da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada no último final de semana, em Curitiba. Eles concorreram com outras 128 equipes de todo o Paraná no Nível 2 – destinado a alunos de ensino médio e técnico, de 14 a 19 anos. O desafio era criar um robô que pudesse auxiliar no resgate de vítimas de desastres naturais.

Segundo o professor e técnico da equipe “Hackers da OBR”, Rogério de Oliveira Pereira, o processo de criação e desenvolvimento do robô levou cerca de três meses. “Os alunos aplicaram conhecimentos práticos da disciplina de Oficina Tecnológica. Todos os processos de criação, montagem e programação do robô foram realizados por eles, eu só direcionei algumas coisas”, afirmou.

O protótipo autônomo e independente desenvolvido pelos alunos cumpriu os desafios previstos na olimpíada, como superar obstáculos, barreiras e espaços vazios que possam surgir de um desastre natural até chegar às vítimas que precisam de socorro. Segundo o professor, o robô foi pensado para todo tipo de desastre, como terremoto, maremoto e outros. As equipes que ficaram em primeiro e segundo lugar e garantiram vaga para a etapa nacional são do Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Cascavel e Umuarama, respectivamente.

A etapa nacional será em novembro, também em Curitiba. De acordo com o professor, ainda há a possibilidade da abertura de uma terceira vaga, o que permitiria que a equipe cianortense entrasse na disputa. Para ele, “é muito gratificante ver o resultado, que é fruto de toda dedicação e desempenho dos alunos, que se dedicaram muito ao projeto”.

Os medalhistas de bronze foram Mateus Martins de Carvalho, Luis Eduardo Neris e Maria Vitória Serenini. Outra equipe do colégio, composta pelas alunas Isabella Marques de Paula, Jhennifer Chaviero Fernandes e Heloisa Mayara Repula Souza também participou da etapa e garantiu o 77° lugar.

MODALIDADE TEÓRICA

Além das equipes que disputaram a modalidade prática, o aluno Thiago José de Souza, também do Colégio Sesi de Cianorte, participou da etapa regional da olimpíada na modalidade teórica. O estudante aguarda o resultado da prova para saber se conseguiu se classificar para a etapa nacional da OBR, que também será em novembro.