Equilíbrio fiscal incentiva o crescimento econômico, diz Cida

A governadora Cida Borghetti afirmou nesta terça-feira (10) que o equilíbrio nas contas públicas incentiva o crescimento econômico do Estado, ajudando a induzir o desenvolvimento, fomentar novos investimentos e estimular a geração de emprego e renda. A declaração foi dada na abertura da Feira e Convenção Paranaense de Supermercados (Mercosuper). O momento favorável do Paraná se reflete também no setor supermercadista, que é uma área que gera muitos empregos, disse.

Investimentos em infraestrutura para melhorar as condições de movimentação da produção, também foram destacados pela governadora. Neste novo momento do Governo do Paraná, vamos ampliar investimentos, principalmente no Porto de Paranaguá e aeroportos regionais, que são importantes para o escoamento das riquezas e para o Estado receber produtos de fora, afirmou Cida Borghetti.

Ela falou sobre a ampliação do programa de atração de empresas, Paraná Competitivo. Na primeira reunião com o secretariado, realizada nesta semana, foram elencadas algumas prioridades, entre elas a ampliação do programa de atração de investimentos produtivos, disse. Ela lembrou que o programa já atraiu R$ 45,5 bilhões em investimentos ao Estado, gerando aproximadamente 400 mil empregos. Grande parte dos empreendimentos foram instalados no Interior do Estado.

Feira

Um dos maiores eventos do setor no Brasil, a Mercosuper acontece no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e deve reunir 40 mil pessoas em três dias. Joenir Zonta, presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), que promove a exposição, afirmou que o setor aposta na retomada da economia. O Paraná está bem economicamente, tivemos uma supersafra agrícola que favorece todos os setores. Acredito que vai melhorar ainda mais nos próximos meses com a retomada da economia nacional, afirmou ele.

Presenças

Participaram da abertura da Mercosuper o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti; os presidentes da Associação Brasileira de Supermercado (Abras), João Sanzovo Neto; e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio), Darci Piana; e da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), José Roberto Ricken; o superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta; a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria; o presidente do Sindimercados, Everton Muffato; e o coordenador da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, Ciro Expedito Scheraibe.