Encontro discute atendimento a autores de violência contra a mulher

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) e o Poder Judiciário, com apoio da Prefeitura de Cianorte, promoveram nesta quinta-feira (23), no anfiteatro da Unipar, o I Encontro Estadual de Atendimento aos Autores de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Centenas de profissionais de todo o estado, que atuam em órgãos de enfrentamento às violências desse tipo, bem como a comunidade, estiveram presentes no evento que proporcionou reflexões e novos conhecimentos sobre o assunto.

A iniciativa surgiu dos trabalhos realizados com o grupo de orientação e sensibilização dos autores de violência em Cianorte, liderado por representantes da Rede de Proteção à Mulher. A palestra da manhã apresentou a atuação da equipe local. Com início em abril deste ano, o grupo reúne autores de violência doméstica e familiar encaminhados pela Vara Criminal, com o objetivo de sensibilizá-los sobre os atos praticados e suas consequências.

Mais de 80 autores de violência já foram atendidos, em um trabalho intersetorial com integrantes de diversas instituições do poder público. De acordo com a psicóloga da Defensoria Pública do Estado do Paraná, Aline Daniele Hoepers, alguns resultados preliminares mostram que os participantes denotam um processo de mudança ao final dos encontros, o que contribui para evitar a reincidência dos casos.

Esse encontro, portanto, é a concretização de um trabalho que no início até parecia inatingível, mas que graças a uma equipe comprometida tem gerado bons resultados, alegou a juíza da Vara Criminal da Comarca, Flávia Braga de Castro Alves. Segundo ela, o problema é grave e precisa ser debatido. Para a promotora de justiça, Elaine Lopo Rodrigues, situações como essas estão enraizadas culturalmente na sociedade a ponto de os autores, muitas vezes, não terem a consciência de que o ato que praticam é criminoso.

Ao longo do dia, foram realizadas apresentações culturais e compartilhamentos de experiências. Uma das presenças mais aguardadas foi a da antropóloga francesa Véronique Durand, que proferiu um minicurso a respeito de Masculinidades, Violência e o Atendimento ao Autor de Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres.

O evento também foi prestigiado pelo prefeito Bongiorno; pelo comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major José da Silva Neto; pela defensora pública, Pietra Carolina Previate; secretária municipais de Assistência Social, Marlene Aparecida Bataglia; advogada do Projeto Maria da Penha, Izaura Aparecida Tomaroli Varella; diretor do campus da Unipar de Cianorte, José Aparecido de Souza e outras autoridades locais.