Cidades

Empresa de Minas Gerais vence licitação para duplicar a PR-323

Primeira colocada apresentou proposta de preço de R$ 73,2 milhões para executar a obra; valor 26,8% abaixo do máximo estipulado
Na saída de Cianorte para Umuarama, a sinalização indica o novo limite de velocidade (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) divulgou nesta terça-feira (7) o resultado final da licitação para a duplicação do primeiro trecho da PR-323, de 20,7 quilômetros entre Paiçandu e Doutor Camargo. A empresa Torc Terraplanagem, Obras Rodoviárias e Construções Ltda, com sede em Belo Horizonte-MG, foi classificada em primeiro lugar, com proposta de R$ 73,2 milhões para executar a obra. O valor máximo estipulado para realização dos serviços era de R$ 100 milhões.

O resultado foi divulgado após análise dos recursos administrativos e documentos de habilitação, que comprovam o atendimento aos requisitos do edital. Além da duplicação, a empresa será responsável por serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem, construção de dois viadutos e uma trincheira, sinalização e trabalhos complementares, como a implantação de rampas de acessibilidade.

Agora, começa a contar o prazo legal de cinco dias para eventuais recursos administrativos. Se houver contestações, há mais cinco dias para apresentação das contrarrazões. Esgotados os possíveis recursos, o resultado da licitação será homologado pelo DER-PR. Na sequência, começam os trâmites para assinatura do contrato com a empresa vencedora. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos dois anos após a ordem de serviço.

VELOCIDADE MÁXIMA

Em cumprimento à mudança no artigo 61 do Código de Trânsito Brasileiro, o DER-PR iniciou a substituição de toda a sinalização vertical da PR-323 entre Maringá e Francisco Alves. A alteração reduz o limite de velocidade em rodovias de pista simples para 100 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas e 90 km/h para os demais veículos.

Mesmo estando em vigor desde 1° de novembro de 2016, o novo limite só começou a ser fiscalizado na rodovia recentemente. Segundo o DER-PR, “nos trechos onde o limite informado é de 100 km/h, as placas já foram trocadas. Mas onde ainda há placas informando limite de 110 km/h, a substituição da sinalização será feita na sequência dos trabalhos”.

O comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Cianorte, subtenente Antônio Sérgio Dinardi, afirmou que a fiscalização continuou considerando o limite de 110 km/h até a sinalização da via.

Na região de Umuarama, a s placas ainda têm confundido alguns motoristas. Uma matéria veiculada na edição de ontem (7) do jornal Umuarama Ilustrado aponta que no sentido Umuarama a Cruzeiro do Oeste da PR-323 não há nenhuma placa de limite de velocidade. “Porém de Cruzeiro para Umuarama duas placas foram colocadas, sendo uma após o posto da Polícia Rodoviária e outra no trevo de Lovat”.  

O jornal recebeu reclamações de leitores que foram multados por trafegar acima da velocidade permitida de 100 km/h em trechos onde não havia sinalização.

IMPORTÂNCIA

Considerada uma das rodovias mais importantes do Paraná, a PR-323 faz a principal ligação entre as regiões Norte e Noroeste e passa por várias cidades. A rodovia suporta toda a movimentação proveniente do polo têxtil do estado e proporciona ligação com países do Mercosul.

Atualmente, a PR-323 tem pista simples, poucas áreas de ultrapassagem e acessos complicados em trechos urbanos, fatores que resultam em um alto número de acidentes fatais. A duplicação visa proporcionar mais segurança aos usuários da rodovia e agilizar o escoamento da produção da região Noroeste. (Com informações Umuarama Ilustrado)