Empreendedores rurais organizam encontro em Cianorte

Neste domingo (22), cerca de 30 agricultores que participaram do Programa Empreendedor Rural (PER) em 2013 e 2016 vão se reunir para um encontro técnico, com o objetivo de trocar experiências e avaliar como estão os projetos desenvolvidos no programa. Também vão participar integrantes das turmas atuais do PER de São Tomé e Tapejara e representantes do Sindicato Rural de Cianorte, e demais cidades participantes, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). Ao todo, são esperadas mais de 50 pessoas envolvidas com o cultivo de flores.

O encontro está marcado para começar às 9h30, na propriedade Totibana Flores, da família Hamamoto. Também será servido almoço para os participantes.

Júlio Hamamoto representa um dos principais exemplos de sucesso do PER no interior do estado e foi finalista do programa em 2013 com o projeto Cultivo de Flores, Parceria e Associação na Geração de Emprego e Renda. Os empreendedores que estiverem no encontro poderão adquirir crisântemos cultivados em sua propriedade.

Segundo o produtor, que promove excursões a feiras em Holambra e Atibaia todos os anos, hoje Cianorte e região já contabilizam mais de 50 produtores de flores. É uma cultura que se encaixa na rotina da propriedade e pode ser combinada com qualquer outro cultivo animal ou vegetal, contanto que não seja feito o uso de pesticidas e herbicidas, explica.

O PER é promovido pelo Sindicato Rural de Cianorte com o objetivo de transformar o agricultor em um empresário rural.