Cotidiano

Em Cianorte, Semana da Família tem programação especial

Atividades gratuitas e voltadas a toda comunidade seguem até o próximo domingo
["A renda arrecadada com o evento vai ajudar na constru\u00e7\u00e3o do novo sal\u00e3o paroquial","",""] (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

A abertura da Semana Nacional da Família foi celebrada no domingo em todo o país. Em Cianorte, o Santuário Eucarístico Diocesano promove atividades voltadas à comunidade durante toda a semana. Hoje (14), às 20 horas, haverá catequese familiar para pais e catequizandos, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Amanhã (15), também às 20 horas, o encontro do grupo de oração será voltado ao tema.

Na quinta-feira (16), começa o tríduo para as famílias, com missa às 20 horas até sábado (18), quando a celebração será às 19h30. Para o pároco Sérgio Carris, a participação da comunidade é muito importante.  A Semana é promovida pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem como tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”.

Além das atividades espirituais, no fim de semana será realizada a Festa das Famílias, com apresentações de teatro, dança, música pop, moda de viola e barracas com comidas, bebidas e brincadeiras. O evento começa no sábado após a missa das 19h30 e continua no domingo (19), a partir das 9 horas, com passeio ciclístico. A saída será em frente à Igreja Matriz e a participação é gratuita. Não é necessário fazer inscrição.

À tarde, a partir das 14 horas, haverá show de prêmios com mais de 30 brindes doados por empresas e grupos da comunidade. As cartelas custam R$ 10 e podem ser adquiridas antecipadamente na Secretaria Paroquial e na Rádio Capital. E para encerrar as festividades, a Orquestra Filarmônica Unicesumar (OFUC) se apresenta no domingo, às 20h30, com o projeto “na Estrada”. O espetáculo alusivo ao aniversário de 15 anos do grupo será gratuito e terá repertório variado.

O dinheiro arrecadado com a festa será revertido para a construção do novo Salão Paroquial. Segundo o padre Sérgio, o projeto, que ainda está em fase de produção, contempla dois salões para eventos, um auditório e salas de reunião.