Educação

Em Cianorte, evento comemora os 70 anos da Secretaria de Estado da Educação

Cerimônia faz parte das ações que estão sendo realizadas para celebrar a trajetória da pasta
["O evento relembrou a hist\u00f3ria dos 70 anos da SEED e os avan\u00e7os na educa\u00e7\u00e3o do Paran\u00e1","",""] (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

Nesta segunda-feira (23), profissionais da educação, alunos, autoridades e a equipe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cianorte se reuniram para celebrar os 70 anos de trabalho da Secretaria de Estado da Educação (SEED), atualmente dirigida por Ana Seres Trento Comin. A solenidade foi realizada no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) e contou com a presença de representantes de alguns dos 12 municípios jurisdicionados pelo NRE local.

O evento foi aberto com uma apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Cianorte durante o coquetel servido aos presentes. Estudantes subiram ao palco ao anfiteatro com as 12 bandeiras dos municípios de abrangência do NRE e cantaram os hinos do Brasil e do Paraná, acompanhados pela plateia. A superintendente da Educação, Ines Carnieletto, que representou a secretária de Estado da Educação, Ana Seres, relembrou a trajetória da secretaria e as ações comemorativas aos 70 anos da pasta.

“Hoje, a SEED contabiliza mais de 1 milhão de estudantes matriculados, 2100 escolas e mais de 100 mil professores e funcionários. No início, nem todos tinham direito à educação, nem todos tinham transporte, livros e outras coisas necessárias. De lá para cá, muita coisa evoluiu e isso é motivo de comemoração. Não podemos deixar de agradecer aos ex-chefes de núcleo, ex-professores e todos os ex-profissionais que já compuseram a rede estadual de ensino e deixaram suas marcas durante esses 70 anos”, declarou Ines.

O assessor do deputado estadual Jonas Guimarães, Aílton Vieira de Mattos (Buguê), que esteve representando o parlamentar, entregou menções honrosas à superintende da Educação, Ines Carnieletto, e à chefe do NRE de Cianorte, Yolanda Cristina Rodrigues Oliveira.

Também compuseram a mesa de autoridades o prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno, representando os demais prefeitos da região; a secretária municipal de Educação, Maria Neuza Casassa; a diretora do CEEP, Claudete Jacomini, representando os demais diretores; a integrante da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) do Colégio Estadual Primo Manfrinato, Léia Bandeira, representando os pais de alunos; a integrante do Conselho Escolar do Colégio Estadual 11 de abril, de Tapejara, a pedagoga Flávia Regina e o representante do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Professor Caio Mário Moreira, Bruno Fernando Ribeiro.

Na cerimônia, a história do NRE de Cianorte, fundado em 1984, também foi relembrada e os ex-chefes do Núcleo receberam presentes em agradecimento pelo trabalho desempenhado. Também houve apresentações de dança e teatro de colégios pertencentes ao NRE. Ao final da solenidade, os diretores de escola receberam uma muda de árvore para ser plantada nas dependências dos colégios.

A chefe do NRE de Cianorte, Yolanda, e a superintendente da Educação, Ines, fizeram o descerramento de uma placa comemorativa dos 70 anos que deverá ser fixada nas dependências do Núcleo, ao lado de uma árvore que também será plantada no local.

Os presentes ainda assistiram a documentários sobre a história da SEED e do NRE de Cianorte e alguns diretores foram homenageados com premiações às escolas.