Cidades

Eleição terminou tranquila e sem prisões em Cianorte

Diferentemente do primeiro turno, dessa vez não houve filas e atrasos para o encerramento de seções eleitorais
["Policiais acompanharam a vota\u00e7\u00e3o e as comemora\u00e7\u00f5es ap\u00f3s o resultado ","",""] (Foto: SOLDADO AMANDA MORAIS )

O segundo turno das Eleições 2018 foi tranquilo e sem ocorrências policiais em Cianorte, segundo balanço da Justiça Eleitoral e da Polícia Militar. Não houve registros de crimes eleitorais em nenhuma das sete cidades de atuação da 5ª Companhia Independente da PM nem encaminhamentos após o resultado. Em todo o Paraná, foram 76 ocorrências de crimes eleitorais, 20 encaminhamentos e 14 Termos Circunstanciados.

Segundo o chefe do Estado-Maior da PM, coronel Antônio Zanatta Neto, o trabalho envolveu mais de 10 mil policiais militares e 1,7 mil viaturas, maximizando o policiamento preventivo e ostensivo nos locais de votação. Não houve registro de incidentes graves ou de tumultos durante o período de votação neste domingo.

No Norte do Estado foram oito ocorrências atendidas e três pessoas detidas; no Noroeste foram 11 situações de crimes eleitorais e sete encaminhamentos; nos Campos Gerais, nove ocorrências e prisão de pessoas; No Oeste e Sudoeste do Paraná foram 12 ocorrências e quatro prisões. Já na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral as equipes policiais atenderam três ocorrências e nenhuma pessoa foi presa.

URNAS

Em Cianorte, apenas quatro urnas eletrônicas precisaram ser substituídas por problemas de hardware, segundo o chefe de Cartório Eleitoral, Fernando Cesar Crinchev. Nos cinco municípios da Zona Eleitoral 146, nenhuma urna apresentou problemas. Diferente do primeiro turno, quando eleitores chegaram a esperar quase duas horas para votar, praticamente não houve filas nem atrasos e as seções foram encerradas às 17 horas.

As abstenções ficaram abaixo da média nacional na região. Em todo o país, 21,3% dos eleitores não compareceram. Em Cianorte, o índice de faltosos foi de 16,56%, que corresponde a 9.083 pessoas. Nas outras cidades as abstenções ficaram entre 13% e 15%.

RESULTADOS

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) teve excelente desempenho no segundo turno das eleições para presidente no domingo, 28. O social liberal venceu a disputa em todos os 12 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná (Amenorte). Em Cianorte, maior cidade da região, o presidente eleito fez 79% dos votos, contra 21% de Fernando Haddad (PT).

Além disso, Jair Bolsonaro também garantiu uma votação superior a 60% dos votos em todas as cidades da região. O menor índice foi registrado em Cidade Gaúcha, onde o presidente eleito registrou 62,30% dos votos, contra 37,70% do candidato petista.

Além de Cianorte, Bolsonaro também teve expressiva vitória em Terra Boa, onde obteve 75,01% dos votos válidos, contra 24,99% de Fernando Haddad, e em Japurá, onde 74,60% dos eleitores que foram às urnas votaram no candidato do PSL. No município, o candidato do PT conseguiu apenas 25,40% dos votos.