Eleição para o Conselho Tutelar elege cinco mulheres em Cianorte

Em eleição realizada de forma unificada em todo o país, milhares de brasileiros foram às urnas no domingo, 6, para escolher os novos conselheiros tutelares de seus municípios para o quadriênio 2020/2023. Em Cianorte, o pleito teve 3.355 votos válidos e contou com a participação de 34 candidatos. Foram eleitas cinco mulheres que ocuparão o cargo de titular a partir de janeiro do ano que vem. Outros cinco conselheiros ficaram como suplentes.

Foram eleitas Lenir Oliveira, em primeiro lugar com 292 votos; Roseli Bezerra da Cruz Fontes, com 194 votos; Maria Salomé Cordeiro de Almeida, com 191 votos; Lucinda Margarida Madeira, com 188 votos; e Isabel de Souza, com 181 votos. Outros cinco candidatos mais votados da sequência serão os suplentes: Joana Alves Ferreira Navarro, com 179 votos; Ana Claudia Castelano Castilh, com 174 votos; Claudenir dos Santos Pantaroti, com 160 votos; Higo Cristiano de Lima, com 144 votos; e Alessandro dos Reis de Souza, com 143 votos.

A votação foi por meio de urnas eletrônicas, que foram distribuídas em três seções. Em Cianorte, os eleitores exerceram o direito do voto na sede da Unipar. No distrito de São Lourenço a votação ocorreu no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, enquanto os eleitores de Vidigal se dirigiram até a Associação Assistencial e Promocional Rainha da Paz. Através de voto secreto e facultativo, cada eleitor escolheu um candidato. 

Agora, os eleitos passarão pelas devidas capacitações e assumirão os cargos em 10 de janeiro de 2020. A escala de trabalho é de 40 horas semanais, incluindo plantões, com remuneração inicial de R$ 3.716,11. A missão do conselheiro é zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

O resultado da eleição já foi publicado no Órgão Oficial do Município de Cianorte e pode ser conferido no endereço: www.cianorte.pr.gov.br/orgao-oficial.