Educação Infantil recebe material didático para professores, alunos e pais

Nesta semana, as turmas de Maternal 2, Pré-I e Pré-II da rede municipal de ensino começaram a receber o material didático-pedagógico a ser trabalhado durante o ano letivo. Composto por apostila do aluno, agenda, guia metodológico do professor, CD de músicas infantis e livro da família, o conteúdo faz parte da Coleção Brincar e Pensar, do Sistema Educacional Família e Escola (Sefe) e representa um investimento de aproximadamente R$ 300 mil.

Este é o sexto ano consecutivo que a Prefeitura adquire o material especializado, destinado a promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças de três a cinco anos, com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil; nas contribuições da psicologia do desenvolvimento, dentro da perspectiva sociointeracionista; nos programas curriculares exitosos adotados em alguns países da Europa e nas propostas educativas que se organizam em torno de projetos educacionais.

Trata-se de um recurso didático-pedagógico adequado a cada faixa etária e que, por meio de brincadeiras, situações problematizadoras e atividades didáticas, enriquece a formação integral das crianças, com lições que abordam, por exemplo, desde o desenvolvimento da linguagem, do raciocínio e dos movimentos corporais à valorização cultural e o respeito às diferenças, destaca a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa.

Além disso, o livro da família potencializa as propostas didáticas, uma vez que reforça, aos pais ou responsáveis, a importância da parceria família-escola, com informações sobre o processo de ensino e aprendizagem, bem como dicas e sugestões para que a família seja ainda mais participativa na formação das crianças, completa a secretária. No total, o material beneficia 2.145 alunos, sendo 550 do Maternal II (idade de três anos); 693 do Pré-I (quatro anos) e 902 do Pré-II (cinco anos).