Educação

Educação abre mais de 100 vagas para cursos técnicos em Cianorte

As vagas são divididas em três opções de cursos: Vestuário, Enfermagem e Administração
["O CEEP-Cianorte oferece o curso de T\u00e9cnico em Vestu\u00e1rio desde 2015"] (Foto: Mônica Chagas / Tribuna )

Neste mês começam as inscrições para os cursos técnicos profissionalizantes ofertados pela Secretaria de Estado da Educação para o segundo semestre. Em Cianorte, são 105 vagas divididas em três opções de curso – Vestuário, Enfermagem e Administração. As aulas são voltadas a estudantes que já concluíram o ensino médio e pretendem ingressar no mercado de trabalho. A duração dos cursos varia de um ano e meio a dois anos.

CIANORTE

O Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Cianorte está com inscrições abertas para o curso de Técnico em Vestuário, com duração de um ano e meio. São ofertadas 35 vagas no período noturno. Atualmente, o Centro possui 90 alunos matriculados e já tem lista de espera para outras opções de cursos ainda não confirmadas.

O Colégio Estadual Cianorte vai ofertar os cursos de Técnico em Enfermagem e Técnico em Administração para o segundo semestre deste ano. São 35 vagas por curso, também no período noturno. Para o Técnico em Enfermagem, o candidato tem que ser maior de 18 anos. A duração é de dois anos. O curso Técnico em Administração é ofertado desde 2006 pelo colégio e tem duração de um ano e meio.

A procura pelos cursos é grande na instituição de ensino. As irmãs Raquel da Silva, de 51 anos e Rogéria da Silva, de 53, pararam de estudar há muito tempo e procuraram o colégio para se inscrever na qualificação em Enfermagem, já que estão desempregadas. “Eu trabalhava em escola, cuidando de crianças, mas como não encontro emprego na minha área pensei em voltar a estudar e procurar outras oportunidades”, explica Raquel.

De acordo com a responsável pelo setor de educação e trabalho do Núcleo Regional de Educação de Cianorte, Márcia Helena Fronchetti, os cursos recebem alunos de toda a região, em um raio de 50 quilômetros. “Esses cursos foram implantados para atender a uma demanda do município e da região, são cursos muito bem cotados e os profissionais já saem ingressando no mercado de trabalho”.

COMO PARTICIPAR

Para se inscrever, é necessário ter concluído o ensino médio. Os interessados devem procurar as secretarias das instituições de ensino onde os cursos são ofertados com histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino médio, cópia da certidão de nascimento ou casamento, cópia de RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência.

DATAS

As inscrições para os cursos técnicos ofertados pelo Colégio Estadual Cianorte vão até dia 14 de junho, para os demais cursos oferecidos pelo estado vão até o dia 16. O período de pré-classificação acontece entre os dias 19 e 22 e as matrículas serão nos dias 17 e 18 de julho. As aulas começam no dia 27 de julho.

PARANÁ

Em todo o estado, há vagas para 50 cursos técnico profissionalizantes, alocados em 351 estabelecimentos de ensino, em 184 cidades.

SERVIÇO

Núcleo Regional de Educação de Cianorte

3619-8100

Colégio Estadual Cianorte

Av. São Paulo, 269 - Zona 2

3629-3093

Centro Estadual de Educação Profissional – Cianorte

Rua Dom Pedro II, 1550 - Zona 1

3631-9685