‘É um orgulho ver onde ela chegou’, diz mãe de Raissa após Miss Universo

A Miss Brasil 2016, Raissa Santana, não foi escolhida a mulher mais bonita do mundo na noite de domingo (29), mas para a mãe dela, Rosineide Oliveira Santana, a filha é uma vencedora. Eu não sinto que a minha filha perdeu. Minha filha ganhou mais uma vitória, mais uma batalha. É um orgulho muito grande ver aonde ela chegou, disse Rosineide.

O Miss Universo 2016 foi realizado em Manila, nas Filipinas, e teve concorrentes de 89 países. A vencedora foi a francesa Iris Mittaenare. Raíssa, de 21 anos, ficou entre as 13 mais belas.

A jovem que nasceu na Bahia, mas mora com a família em Umuarama, no noroeste do Paraná, foi a primeira mulher negra, nos últimos 30 anos, a representar o Brasil no principal concurso de beleza do mundo.

Mesmo com centenas de pessoas torcendo, Raissa não conseguiu avançar até a fim do concurso. A minha filha estava preparadíssima para chegar entre as três melhores, mas nem tudo é o que a gente espera. As coisas nunca são da forma como desejamos, por isso sempre disse para Raissa ‘filha, esteja preparada para tudo’, e ela estava, pontuou Rosineide.

Logo depois do concurso, a página oficial do Miss Brasil em uma rede social divulgou um vídeo da candidata agradecendo a torcida dos brasileiros.

Não tenho palavras para descrever como fiquei feliz da forma como vocês me apoiaram, torceram e mobilizaram a internet. Quero dizer que estou muito feliz com a posição que fiquei, claro que a gente quer sempre mais, mas estou muito feliz com o que conquistei, declarou a candidata.

 

TRAJETÓRIA

Raissa foi indicada por um produtor de beleza para participar do Miss Teen Umuarama, em 2012. Ele conheceu a atual Miss Brasil quando ela tinha 16 anos e trabalhava como secretária em uma academia.

No primeiro concurso, aos 17 anos, concorrendo com outras 20 meninas, Raissa foi a 1ª Princesa e recebeu também o título de Miss Fotogenia. Logo depois, foi a primeira princesa da ExpoUmuarama, em 2013.

 

HISTÓRIA DE VIDA

Irmã mais velha de uma família com cinco filhos, negra e filha de uma empregada doméstica. Raissa nasceu na Bahia e quando ainda era criança mudou com a mãe e a família para o noroeste do Paraná. A menina cuidava dos irmãos enquanto a mãe trabalhava e depois passou a trabalhar para ajudar em casa. Atualmente estuda Marketing.

Raissa é a segunda negra eleita Miss Brasil. A primeira foi a gaúcha Deise Nunes, em 1986. (Portal G1)