Saúde

Dia D de vacinação contra HPV e Meningite será neste sábado

Objetivo é alavancar a cobertura vacinal, que está abaixo do esperado; campanha termina no dia 30
Vacinação estará disponível em todas as UBS no sábado, das 8 às 17 horas (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

A Campanha de Mobilização para vacinar crianças e adolescentes contra o HPV e a meningocócica C (meningite) está terminando e a procura ainda está baixa nos postos de saúde de Cianorte. Para reverter a situação, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (24), o Dia D de Vacinação contra as doenças. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e dos distritos vão atender das 8 às 17 horas, sem intervalo.

As doses são direcionadas a meninas de nove a 15 anos incompletos e meninos de 11 a 15 anos incompletos. Para tomar, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação e estar acompanhado de um responsável. “É muito importante que este público procure a imunização o quanto antes, não apenas pela proteção individual mas também pelo fato de que, a partir do ano que vem, conforme lei estadual, a vacinação em dia será obrigatória para a matrícula nas escolas”, afirma a secretária da pasta, Michelly Polyana Viguiatto Pricinotto.

BAIXA ADESÃO

A Campanha de Mobilização contra o HPV e a meningocócica C começou em outubro e segue até o final de novembro. A expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar aproximadamente 12 mil crianças e adolescentes, mas a baixa procura tem preocupado a pasta, que passou a realizar plantões para expandir o atendimento.

No primeiro mês, apenas 29,7% do público esperado para se imunizar contra a meningocócica C (meningite) compareceu; para o HPV, os índices foram ainda menores: apenas 13,5% das meninas e 22,75% dos meninos se protegeram contra o vírus.

Para a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloisa Dantas, a divulgação de notícias falsas e informações questionado a eficácia da vacina influenciaram na baixa cobertura, principalmente da vacina contra o HPV. “Infelizmente muitos pais não levaram os filhos para tomar a vacina por conta de informações infundadas. O Ministério da Saúde realizou vários estudos e emitiu diversas notas comprovando a eficácia e a segurança total da vacina, por isso pedimos que os pais tragam seus filhos para serem imunizados”, afirmou.

A vacina previne o câncer de colo uterino e as verrugas e tem um custo elevado na rede particular. “Atualmente, este tipo de câncer acomete muitas mulheres, por isso é muito importante que as adolescentes e pré-adolescentes sejam imunizadas para que se tornem adultas saudáveis.”

Além do sábado, as UBS estarão abertas até as 19 horas na próxima segunda (26) e quinta-feira (29). A campanha se encerra na sexta-feira (30), em todo o país.