Saúde

Dia D de vacinação acontece neste sábado

Campanha visa prevenir doenças como hepatites, febre amarela, meningite, BCG, rotavírus e segue até 22 de setembro
Evento que integra a Campanha Nacional de Multivacinação busca atualizar o quadro vacinal de crianças e adolescentes que possuem até 15 anos (Foto: DIVULGAÇÃO)

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cianorte, São Lourenço e Vidigal, realizarão neste sábado (16), o Dia D de Vacinação, com atendimento à comunidade em horário especial - das 08h às 17h. O objetivo é proporcionar que crianças e adolescentes com até 15 anos atualizem a sua situação vacinal. A iniciativa, que no munícipio é promovida pela Secretaria de Saúde, integra a Campanha Nacional de Multivacinação que acontece de 11 a 22 de setembro.

Na oportunidade, 16 tipos de vacinas serão ofertadas. “Elas são capazes de prevenir doenças como hepatites, febre amarela, meningite, BCG, rotavírus, entre outras”, explica a chefe da Divisão de Prevenção à Saúde, Heloísa Dantas. “Levar os pequenos para a vacinação é um compromisso que os pais ou responsáveis devem assumir, já que elas zelam pela saúde e ajudam no combate a muitas doenças”, comenta. Para a imunização, basta apresentar a carteirinha de vacina.

De acordo com Heloísa, embora o Ministério da Saúde tenha determinado a vacinação neste período para o público de até 15 anos, os adultos que buscarem o serviço neste dia, também serão atendidos. “Queremos que todas as pessoas que estejam em atraso com alguma imunização se adequem, já que consideramos as vacinas um dos principais mecanismos capazes de garantir a prevenção à saúde”, completa.

CAMPANHA

Para aqueles que não puderem comparecer ao Dia D, a Campanha Nacional de Multivacinação na sede e nos distritos segue até 22 de setembro nas Unidades Básicas de Saúde, que atendem das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.