DER inicia obras na PR-082

Depois de mais de dois meses do rompimento da pista da rodovia PR-082, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) anunciou o início das obras de restauração no trecho entre Cianorte e Terra Boa. No final de março, a tubulação que dava passagem ao rio Catingueiro foi levada pelas chuvas, juntamente com parte da pista, e a cratera provocou a interdição total da via.

A empresa responsável pela construção de uma nova ponte está preparando o local para o início dos trabalhos, com a instalação de um imóvel para armazenar equipamentos e contratação de pessoal, segundo o órgão responsável. O investimento total do Governo do Estado é de R$ 3,62 milhões. De acordo com o DER, a obra deve começar de fato em duas semanas e ser concluída em seis meses. Além da ponte, também estão previstos serviços de terraplanagem nas margens da rodovia.

Enquanto isso, quem precisa trafegar entre as duas cidades com frequência está utilizando rotas alternativas, como estradas rurais e desvios improvisados. O Departamento também informou que os trabalhos de melhoria e conservação da estrada que será utilizada como trajeto alternativo terão início nos próximos dias, após a sinalização do trecho.

Recentemente, agricultores que moram próximo ao km 246 construíram uma ponte improvisada sobre o rio Catingueiro, um uma propriedade particular, para facilitar o tráfego. A estrutura é de conhecimento do DER, mas não pode ser interditada, pois não está na faixa de domínio da PR-082.

TREVO PARA SÃO LOURENÇO

No trevo da PR-323 com a PR-567, as chuvas também levaram parte da pista em janeiro deste ano. Depois de cinco meses, as obras de restauração estão na fase final. Segundo o DER, o investimento do Governo do Estado para recuperação da pista foi de R$ 300 mil. No local já foram realizados serviços de aterro, melhorias na drenagem e instalação de caixa de retenção. Agora, falta finalizar a sarjeta e realizar o plantio de grama. A obra deve ser concluída em duas semanas.