Democracia e Saúde são temas de conferência

A Secretaria de Saúde de Indianópolis promoveu na terça-feira, 9, a 12ª Conferência Municipal de Saúde. O evento apresentou o tema Democracia e Saúde, com mais de 150 participantes entre representantes da sociedade civil organizada, assim como profissionais da área em Cianorte e São Manoel do Paraná.

A conferência teve a finalidade de avaliar, planejar e fixar ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, além de propor soluções para melhorar qualidade de vida de toda a população. O fórum de debates foi organizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS).

O secretário de Saúde José Lourenço Tormena destacou que a sociedade precisa avançar nas discussões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e ressaltou ainda que, os servidores da área precisam inovar e dar um atendimento de qualidade à população.

A conferência é importante para isso, que a comunidade venha participar com seus representantes para debaterem e apresentar proposta inovadora que de resultado em darmos continuidade ao atendimento ainda melhor às pessoas que ali procurar, disse Tormena.

A palestrante do evento foi a apoiadora em Gestão de Saúde, Regina Peron, que falou sobre saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS. Um sistema bem organizado é aquele que leva primordialmente em conta as necessidades de saúde da população. Em cima dessa necessidade é que vamos fazer o planejamento, a organização e o processo de construção permanente, explicou.

O prefeito de Indianópolis, Paulo Cézar Rizzato Martins , o Paulinho Mineiro (PSDB) falou sobre o bom atendimento que vem sendo feito no Departamento de Saúde em sua administração. Ele ainda enfatizou a importância da conferência onde os participantes debatem e apresentam novas propostas para que o atendimento oferecido à população acompanhe o padrão de qualidade exigido pela lei.