Cursos EAD devem começar no início de 2019

A instalação de um Polo Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) em Cianorte deve se concretizar no início do ano que vem. O assunto foi discutido na semana passada, em uma reunião entre uma comitiva da instituição e o prefeito Claudemir Bongiorno.

A assessoria de comunicação do IFPR confirmou a informação e aguarda a solicitação dos cursos pela Secretaria Municipal de Educação. Na modalidade EAD, o Instituto oferece os cursos: Técnico em Administração, Logística, Agente Comunitário de Saúde, Meio Ambiente, Serviços Públicos, Segurança do Trabalho e Vendas. A duração é de dois anos e as aulas presenciais ocorrem uma vez por semana; o restante das atividades é online. Os cursos são gratuitos e voltados a alunos que já concluíram o ensino médio.

Diante da oferta de cursos do IFPR, vamos analisar quais atendem a demanda da região e ainda não existem nas instituições locais. Futuramente, a intenção é trazer uma unidade presencial do Instituto para Cianorte, mas por enquanto vamos trabalhar no polo EAD, que deve funcionar na Escola Municipal Lídia Usuy Ohi, explica a secretária municipal de Educação, Maria Neuza Casassa.

De acordo com a assessoria, a previsão é de que o edital para o processo seletivo dos cursos EAD seja publicado em outubro e as aulas comecem em fevereiro do ano que vem. Geralmente, são abertas 40 vagas para cada opção de curso.

Segundo o diretor geral de Educação a Distância do IFPR e reitor em exercício, Marcos Antônio Barbosa, uma das ações da Diretoria Sistêmica de Educação a Distância do IFPR é se consolidar no Estado do Paraná através de parcerias com as prefeituras. Nós entendemos que a parceria entre o IFPR e a prefeitura pode trazer muitos benefícios para a população de Cianorte.

POLO UEM

A Escola Municipal Lídia Usuy Ohi já abriga o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Cianorte, vinculado à Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente, são ofertados os cursos de graduação Tecnólogo em Gestão Pública, Letras – Português / Inglês, História e Administração Pública. O polo também oferece os cursos de pós-graduação em Gestão Pública, Gestão em Saúde e Artes Visuais. (Com informações Assessoria PMC)

IFPR

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC). É voltada a educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.

A instituição foi criada em 2008 e atende, atualmente, mais de 40 mil estudantes nos cursos de modalidade presencial e a distância. O IFPR oferece à comunidade paranaense 76 cursos técnicos presenciais, 10 cursos técnicos na modalidade a distância, 17 cursos superiores presenciais, um curso superior na modalidade a distância, um curso de especialização na modalidade presencial e três cursos de especialização na modalidade a distância.

Além das unidades presenciais, a instituição está implantando Unidades de Educação Profissional (UEPs), especializadas na oferta de ensino técnico, cursos de formação inicial e continuada e de Educação a Distância, atendendo prioritariamente as ações que integram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Nos próximos anos, o IFPR pretende ampliar sua atuação e oferecer 20 mil vagas presenciais e 50 mil na modalidade EAD.