Curso de Medicina na Unipar é confirmado pelo MEC

 

Divulgação
Sede da Unipar em Umuarama; universidade briga por curso há 12 anos

 

Diretamente de Brasília, onde participou de audiência com o ministro da Educação, Mendonça Filho, na manhã desta quinta-feira (18), o prefeito Moacir Silva informou que a liberação definitiva do curso de Medicina para Umuarama deve ser anunciada até o fim de setembro, pelo presidente Michel Temer.

A reunião foi realizada pela Frente Nacional de Prefeitos, onde Moacir exerce o cargo de vice-presidente para Assuntos da Pessoa Idosa. Assim que soube da audiência com o ministro, convoquei os prefeitos do Paraná que também aguardam o curso em suas cidades (Pato Branco, Guarapuava e Campo Mourão) para, juntos, engrossarmos o clamor pela liberação definitiva, explicou.

O Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) vão seguir a determinação do Tribunal de Contas da União, que em 11 de agosto último divulgou a sequência no processo do edital nº 6/2014. Precisamos reconhecer que Umuarama ficou entre as poucas cidades habilitadas a receber novos cursos em todo o país. Cerca de 200 foram inicialmente aprovadas, mas só 39 foram habilitadas, acrescentou o prefeito.

Além do ministro, participaram da reunião, o secretário da Seres, Maurício Romão, o secretário da Educação Superior do MEC, Paulo Baroni, e vários prefeitos representando 30 das 39 cidades aptas a receber a graduação.

Todos os prefeitos tiveram oportunidade de expor seus argumentos para que o processo seja agilizado. Os principais motivos foram relacionados à situação da saúde pública nessas cidades, que carecem de médicos, além dos investimentos feitos para atender às exigências do MEC, quando da aprovação, às residências médicas bancadas pelos municípios e/ou instituições de ensino, bem como a grande expectativa da população, relatou o prefeito. (O Bemdito)