CTA realiza plantão para testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites nesta quinta-feira

Em decorrência do Dia Internacional da Luta contra a AIDS, comemorado em 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), está trabalhando, desde o último sábado (02), com um cronograma especial para a realização de testes rápidos para o HIV, que também servem de detecção para Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Nesta quinta-feira (07), quando a ação será encerrada, o órgão irá prestar atendimento das 7h30 às 19h30, sem pausa para o almoço. 

Com o horário de expediente estendido, pretendemos alcançar as pessoas que, devido à rotina do dia a dia ou qualquer outro motivo relacionado ao tempo, acabam postergando os exames, conta a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Heloisa Dantas, lembrando que o tema da campanha mundial desse ano é ‘Closing the gap’ ou ‘Diminuir a diferença’.

A Organização das Nações Unidas estima que, atualmente, haja 35 milhões de soropositivos no mundo, mas 19 milhões deles não sabem disso, o que prejudica o combate à epidemia, pois quem não está ciente da infecção não se trata e continua transmitindo o HIV, que pode desenvolver a AIDS. Por isso, fazemos um apelo para que as pessoas aproveitem a oportunidade e tirem a dúvida, salienta Heloisa.

Segundo a enfermeira do CTA, Aline Soares de Almeida Leal, a realização é simples, sigilosa e gratuita. No entanto, a vergonha, medo ou preconceito ainda atrapalham a procura pelos serviços, principalmente entre o público mais vulnerável, que é o situado na faixa etária dos 16 aos 28 anos.

Quanto a isso, informamos que não há com o que se preocupar. O teste é feito com a coleta de apenas uma gota de sangue, que é retirada da ponta do dedo, e o resultado sai em 30 minutos. Todo o procedimento é confidencial e não é necessário pedido médico, apenas a apresentação de um documento com foto, garante Aline. O CTA está localizado na Travessa Itororó, nº 400, ao lado da nova UBS Extensão.